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Ouvidoria do IFNMG

Publicado: Quarta, 04 de Junho de 2014, 14h59 | Última atualização em Segunda, 16 de Junho de 2014, 16h17

A Ouvidoria do IFNMG, regulamentada pelos artigos 56 e 57 do Regimento Geral do IFNMG e pelos artigos 22 a 25 do Regimento Interno da Reitoria, é composta, atualmente, pela servidora Gabriela Matos Miranda de Figueiredo, ouvidora, nomeada pela Portaria Nº 95 – REITOR/2014, de 10 de fevereiro de 2014, publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte.   

Formada em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, a referida servidora encontra-se em exercício no IFNMG desde 17 de dezembro de 2010. Desde então, atuou junto à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e à Procuradoria Federal junto ao IFNMG; participou em processos administrativos de penalização de empresas; foi presidente da Comissão de Ética do IFNMG e atua, desde a criação da Lei de Acesso à Informação, no Serviço de Informação ao Cidadão.

A Ouvidoria é o setor responsável pelos encaminhamentos devidos a denúncias, reclamações, informações, elogios, solicitações e sugestões referentes aos serviços prestados pela Instituição. Tem como finalidade conhecer o grau de satisfação dos usuários dos serviços prestados pelo IFNMG, buscando soluções para as questões levantadas e oferecendo informações gerenciais e sugestões ao Reitor.

Para tanto, a Ouvidoria deve:

a) receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios e denúncias referentes ao desenvolvimento das atividades exercidas pelos servidores e discentes do IFNMG;

b) acompanhar as providências solicitadas às unidades organizacionais pertinentes, informando os resultados aos interessados, garantindo-lhes orientação, informação e resposta;

c) identificar e interpretar o grau de satisfação dos usuários, com relação aos serviços públicos prestados;

d) propor soluções e oferecer recomendações às instâncias pedagógicas e administrativas, quando julgar necessário, visando à melhoria dos serviços prestados, com relação às manifestações recebidas;

e) realizar, no âmbito de suas competências, ações para apurar a procedência das reclamações e denúncias, assim como eventuais responsabilidades, com vistas à necessidade ocasional de instauração de sindicâncias, auditorias e procedimentos administrativos pertinentes;

f) requisitar fundamentadamente, e exclusivamente quando cabíveis, por meio formal, informações junto aos setores e às unidades da Instituição.

O objetivo principal da Ouvidoria é permitir que colaborações, críticas e sugestões contribuam para a melhoria dos serviços prestados pelo IFNMG.

Contamos com o apoio de vocês para a construção do IFNMG!

 

A Ouvidoria do IFNMG, regulamentada pelos artigos 56 e 57 do Regimento Geral do IFNMG e pelos artigos 22 a 25 do Regimento Interno da Reitoria, é composta, atualmente, pela servidora Gabriela Matos Miranda de Figueiredo, ouvidora, nomeada pela Portaria Nº 95 – REITOR/2014, de 10 de fevereiro de 2014, publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte.

Formada em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, a referida servidora encontra-se em exercício no IFNMG desde 17 de dezembro de 2010. Desde então, atuou junto à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e à Procuradoria Federal junto ao IFNMG; participou em processos administrativos de penalização de empresas; foi presidente da Comissão de Ética do IFNMG e atua, desde a criação da Lei de Acesso à Informação, no Serviço de Informação ao Cidadão.

 

A Ouvidoria é o setor responsável pelos encaminhamentos devidos a denúncias, reclamações, informações, elogios, solicitações e sugestões referentes aos serviços prestados pela Instituição. Tem como finalidade conhecer o grau de satisfação dos usuários dos serviços prestados pelo IFNMG, buscando soluções para as questões levantadas e oferecendo informações gerenciais e sugestões ao Reitor.

 

Para tanto, a Ouvidoria deve:

 

  1. receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios e denúncias referentes ao desenvolvimento das atividades exercidas pelos servidores e discentes do IFNMG;

  2. acompanhar as providências solicitadas às unidades organizacionais pertinentes, informando os resultados aos interessados, garantindo-lhes orientação, informação e resposta;

  3. identificar e interpretar o grau de satisfação dos usuários, com relação aos serviços públicos prestados;

  4. propor soluções e oferecer recomendações às instâncias pedagógicas e administrativas, quando julgar necessário, visando à melhoria dos serviços prestados, com relação às manifestações recebidas;

  5. realizar, no âmbito de suas competências, ações para apurar a procedência das reclamações e denúncias, assim como eventuais responsabilidades, com vistas à necessidade ocasional de instauração de sindicâncias, auditorias e procedimentos administrativos pertinentes;

  6. requisitar fundamentadamente, e exclusivamente quando cabíveis, por meio formal, informações junto aos setores e às unidades da Instituição.

 

O objetivo principal da Ouvidoria é permitir que colaborações, críticas e sugestões contribuam para a melhoria dos serviços prestados pelo IFNMG.

 

Contamos com o apoio de vocês para a construção do IFNMG!

 

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