Portal IFNMG - Cursos Técnicos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Cursos Ofertados

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2016, 11h41 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2017, 15h42

CURSOS TÉCNICOS

Ofertados nas seguintes modalidades:

- Concomitante ao ensino médio: para quem está cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio em outra escola;
- Subsequente ao ensino médio: para quem já concluiu o ensino médio.

Técnico em Informática - Concomitante/Subsequente

Técnico em Meio Ambiente - Concomitante/Subsequente

Técnico em Teatro - Concomitante/Subsequente

Técnico em Biotecnologia - Concomitante/Subsequente

CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADOS

Oferecidos a estudantes que tenham o Ensino Fundamental Completo e que desejam fazer o curso técnico e o ensino médio, ao mesmo tempo, ambos no IFNMG.

Os Cursos de Ensino Médio Integrados em Informática e Meio Ambiente ofertados pelo Campus Diamantina apresentam alguns diferenciais. Estes cursos estão estruturados através de três grandes núcleos: o núcleo Básico (todas as áreas serão contempladas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Humanidades), o núcleo Técnico (unidades curriculares específicas da formação técnica em Informática e Meio Ambiente) e o núcleo Integrador (oferta interdisciplinar de conteúdos variados a escolha dos estudantes).

No Núcleo Integrador os estudantes poderão escolher dentre 69 unidades curriculares que desejarem cursar ao longo dos três anos do Ensino Médio. Para ajudar em suas escolhas, o IFNMG-Campus Diamantina destinará um servidor que será o mediador/tutor, bem como construirá um portfólio registrando todo o seu percurso formativo. Estas escolhas serão feitas de acordo com os interesses do estudante, respeitando um quantitativo de carga horária e o cardápio de unidades curriculares ofertadas. Para tanto, o estudante será o construtor de seu percurso formativo e terá  uma formação de ensino médio e técnico de qualidade.

Desse modo, o estudante terá ampliada a sua capacidade de reflexão, competência técnica e suas habilidades para lidar com os desafios do mundo do trabalho e da vida. 

Curso de Ensino Médio Integrado em Informática

O curso de ensino médio integrado em informática objetiva formar indivíduos que interajam com sua realidade de inserção. Espera-se que ao final do curso o egresso seja capaz de articular dialeticamente as necessidades  locais  com  as  globais,  demonstrado preparo para participar no mundo do trabalho de forma ética, responsável, colaborativa e criativa,  estabelecendo  o  trabalho  como  princípio  educativo,  integrando  a  ciência,  a tecnologia  e  a  cultura  como  elemento  constitutivo  da  vida  em  sociedade.  Outrossim  este sujeito  estará  apto  ao  prosseguimento  de  estudos  e  poderá  ingressar  nos  cursos  de graduação, caso seja o interesse do mesmo. 

Perfil profissional de conclusão de curso: formar e estimular  o  egresso  ao  espírito  empreendedor  com  vistas  a  aliar  a  formação  técnica  aos preceitos da formação humana voltada para a construção de conhecimentos, da autonomia e de  saberes  que  os  levem  a  desenvolver  e  produzir  novos  serviços  e  novas  possibilidades tecnológicas, atuando de forma dinâmica e criativa nas demandas do mundo do trabalho.

Curso de Ensino Médio Integrado em Meio Ambiente

O curso de Ensino Médio Integrado em Meio Ambiente visa formar profissionais capacitados  para  compreender  o  mundo  ao  seu  redor, desenvolvendo  sua  capacidade  crítica  a  respeito  das  diversas  atividades  tecnológicas, econômicas,  produtivas  e  sociais  que  afetam  o  meio  ambiente,  sendo  também  capazes  de propor alternativas de solução e/ou de prevenção, para a melhoria e conservação da qualidade ambiental, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável. Seguindo uma formação técnica e  cidadã  para  um  exercício  profissional  socialmente  e  ambientalmente  referendado, atuando  na,  mitigação,  recuperação  e  compensação  ambiental  dos  impactos  ambientais.  Os conhecimentos e habilidades adquiridas permitirão a atuação com visão crítica da realidade onde se inserem, criando métodos e estratégias  para  intervir  nas  questões  ambientais  em diversas áreas da sociedade, bem como, para atuar como cidadãos éticos, críticos, criativos e aptos para o ingresso no ensino superior.

Perfil profissional de conclusão de curso: formar  e estimular  o  egresso  ao  espírito  empreendedor  com  vistas  a  aliar  a  formação  técnica  aos preceitos da formação humana voltada para a construção de conhecimentos, da autonomia e de  saberes  que  os  levem  a  desenvolver  e  produzir  novos  serviços  e  novas  possibilidades tecnológicas atuando de forma dinâmica e criativa nas demandas do mundo do trabalho.

Venham estudar com a gente!

Fim do conteúdo da página