Portal IFNMG - Libras Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Libras

Publicado: Segunda, 10 de Maio de 2021, 17h26 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 16h37
imagem sem descrição.

Núcleo de Estudo da Libras - NEL

O Núcleo de Estudo da Libras (NEL) é um projeto idealizado pelo nosso interpete de Libras Mailson Matos Marques,  o núcleo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Diamantina apresenta-se como um espaço linguístico e de vivência de grande importância, uma vez que sua atuação na área de acessibilidade linguística, favorece o processo acadêmico de discentes interessados na área e de comunicação estabelecido entre pessoas surdas e ouvintes. O Núcleo se firma pela formação continuada, por meio de cursos de Libras nos níveis básico, intermediário e avançado, formação do indivíduo surdo e formação de profissionais para atuarem na educação de surdos além de ofertar outros cursos voltados especificamente, para as demandas a serem atendidas na área da surdez. 

Esse ambiente linguístico e cultural tem interface com a Pesquisa, Ensino e Extensão, e está vinculado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas  (NAPNE), ao Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e ao Centro de Ensino de Línguas (NCELIN), com forte atuação nas atividades de extensão relacionadas ao ensino da Libras – Língua Brasileira de Sinais. O Núcleo de Estudo da Libras  (NEL) do IFNMG busca atender às legislações vigentes no país, sobre a garantia de direitos do surdo e difusão da Língua Brasileira de Sinais.

 

Núcleo do Centro de Línguas do IFNMG - CELIN

O Núcleo do Centro de Línguas do IFNMG (CELIN) têm como função proporcionar aos discentes, servidores do IFNMG e à comunidade externa a oportunidade de adquirirem conhecimentos e competências em línguas por meio da oferta de cursos de línguas estrangeiras, Português como língua materna e como segunda língua e de Libras. O CELIN visa ainda proporcionar à comunidade do IFNMG o desenvolvimento de habilidades linguísticas necessárias para o progresso da ciência e da tecnologia. Além disso, é missão do CELIN promover a inclusão do IFNMG no cenário internacional, oportunizando a troca de experiências acadêmicas e culturais e fomentando nossa língua e cultura.

Assim, conforme demanda do público alvo e das possibilidades de cada campus, são ofertados pelo CELIN cursos de línguas estrangeiras (nível básico, intermediário e avançado); cursos de português (para estrangeiros, para brasileiros, redação, entre outros); cursos de Libras (nível básico, intermediário e avançado); cursos preparatórios para as provas de proficiência; cursos de formação inicial e continuada e cursos de línguas para fins específicos. O Núcleo do Centro de Línguas do IFNMG também é responsável por viabilizar a aplicação de testes de proficiência para alunos de pós-graduação, pesquisadores, servidores e discentes interessados em mobilidade.

 

Curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras

O curso técnico em Tradução e Interpretação de Libras do IFNMG , tem como finalidade formar profissionais com domínio da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa, qualificando-os para desempenhar a função de tradutores e intérpretes de Libras, aprimorando o conhecimento das línguas, culturas e identidades envolvidas; bem como dos processos, modelos, estratégias e técnicas que envolvem o processo de tradução e interpretação. O objetivo geral é formar profissionais capazes de atender as demandas sociais e políticas provocadas pelos diferentes grupos sociais e educacionais que trabalham diretamente para prover à pessoa surda ou com deficiência auditiva melhores oportunidades de desenvolver o seu potencial biopsicossocial, proporcionando-lhe um atendimento adequado, a partir de sua singularidade.

 

FIC: Formação Inicial e Continuada - O diário de um intérprete - Formação de tradutores intérpretes de Libras

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG CAMPUS DIAMANTINA, por meio do Diretor-Geral Júnio Jáber, torna público o presente Edital contendo as normas e os procedimentos para a realização da pré-matrícula, seleção e classificação dos candidatos no Processo Seletivo para o curso de Formação Inicial e Continuada FIC - O diário de um intérprete - Formação de tradutores intérpretes de Libras.

 Edital 44/2022 - Processo Seletivo para preenchimento de vagas no curso FIC - O diáriio de um intérprete

Anexo I - Formulário de Recurso

Anexo II - Requerimento de Matrícula

Anexo III - Termo de Ciência e Compromisso

Anexo IV - Questionário Sócioeconomico

Formulário de Inscrições

 Edital 54/2022 - Resultado Preliminar

 Edital 54/2022 - Resultado Final 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página