Portal IFNMG - Campus Diamantina realiza formatura de alunos de Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) da Comunidade Quilombola São João da Chapada Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 21h11 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 08h58

IMG 20230225 WA0066

No dia 24 de fevereiro, o Diretor Geral, prof. Júnio Jáber e o prof. André Aristóteles, do IFNMG Campus Diamantina, estiveram presentes na Comunidade Quilombola São João da Chapada, em Diamantina, para formatura dos alunos do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Design para Sustentabilidade: educação para a vida comunitária. O curso ocorreu durante todo o 2º semestre letivo de 2019. Em função da pandemia da Covid-19, somente agora foi possível realizar a entrega dos certificados. A cerimônia de formatura ocorreu na “Nossa Casa”, espaço onde funcionam vários projetos sociais destinados a atender a Comunidade e onde aconteceram as aulas do curso.

IMG 20230225 WA0068

O curso Design para Sustentabilidade: educação para a vida comunitária foi inspirado no Programa Educacional do Gaia Education/Design para Sustentabilidade, um programa inovador, presente em 55 países, que têm como base o currículo 'EDE - Ecovillage Design Education', desenvolvido a partir de experiências de ecovilas ao redor do mundo do qual o prof. André Aristóteles participou em 2018.

IMG 20230225 WA0059

A Comunidade Quilombola foi escolhida pelo prof. André Aristóteles para receber a experiência piloto do curso e outros projetos de extensão, tendo em vista contatos que havia tido com a Comunidade em 2018 e conversas com Sônia Leite, Educadora Social e uma de suas principais lideranças, cujo papel foi imprescindível para a realização do curso. O prof. André Aristóteles inclusive morou na Comunidade para mergulhar de maneira intensa e profunda em seu cotidiano para fortalecer os vínculos e potencializar os resultados de suas ações.

20230224 141835

Para melhor aproveitamento da visita, o Diretor Geral prof. Júnio Jáber conheceu alguns projetos sociais executados na Comunidade como o AfroPlay, a Horta Comunitária e a Granja; caminhou por algumas de suas ruas na companhia de Sônia Leite, trocou prosa à beira do fogão à lenha com a anciã e raizeira Dona Maria de Matheus e se reuniu com alguns moradores, entre eles jovens e lideranças, para ouvir anseios da Comunidade e colocar o IFNMG Campus Diamantina à disposição para colaborar no que for possível.

20230224 142547

Conheça um pouco mais sobre os projetos de extensão executados na Comunidade de São João da Chapada acessando os links abaixo:

Portifólio