Portal IFNMG - “A Linha” e “Enquanto seu sonho não vem”: apresentações presenciais celebram o final do primeiro ano letivo do Curso Técnico em Teatro Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

“A Linha” e “Enquanto seu sonho não vem”: apresentações presenciais celebram o final do primeiro ano letivo do Curso Técnico em Teatro

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 14h23 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2023, 12h41

Pela primeira vez após a pandemia, alunos e alunas do 2º e 3º anos do Ensino Médio Integrado em Teatro do IFNMG tiveram a oportunidade de exibir ao público suas montagens, que revelam a qualidade do trabalho desenvolvido no Campus. Confira um pouco mais sobre cada uma das apresentações!

 

“A Linha”: Peça de formatura do ano estreia no Teatro Santa Izabel

 Nos dias 23 e 24/11, foi realizado o espetáculo "A Linha", montagem da turma do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Teatro, no Teatro Santa Izabel, em Diamantina. A peça foi um sucesso de público, sendo necessário abrir uma sessão extra no dia 24/11, logo em seguida à primeira sessão com casa cheia. Destacamos a presença de muitos estudantes que vieram de outras cidades para prestigiar o espetáculo, como os discentes do IFNMG Campus Janaúba vindos juntamente com o Coordenador de Extensão do Campus, Marco Aurélio Oliveira Dias.

Além da atuação, os alunos foram também responsáveis pelos figurinos, preparação corporal, cenário, dramaturgia e pelas ilustrações do material gráfico. A peça contou ainda com o apoio de bolsistas do segundo ano do Curso de Ensino Médio Integrado em em Teatro, como ação do "Projeto de Extensão: Entre Ensaios e Estreias: Produção Cultural em Artes Cênicas", propiciando ainda a oportunidade de qualificação para atuação junto à produção cultural. Este foi também o primeiro espetáculo presencial que contou com a produção do NUPAC - Núcleo de Produção em Artes Cênicas, institucionalizado no Campus em 2020, ainda durante a pandemia. 

Para a diretora do espetáculo, Profa. Mariana Emiliano, "a montagem dessa peça marcou um processo muito especial - a formatura do curso no ano de retorno das aulas presenciais. Foi um processo intenso de reflexão sobre os desejos da turma, seus sonhos e frustrações, a tristeza das perdas vividas nos últimos anos e o adoecimento psicológico que nos ameaça o tempo todo. Transformar essas questões  em cenas, com pitadas de humor e poesia, foi uma conquista maravilhosa, e mostrou o grande potencial que temos para realizar grandes produções cênicas. Além disso, revelam-se jovens artistas  da nossa região, com talentos  múltiplos, cheios de potencial". 

Anna Lívia, uma das discentes da turma, também comenta sobre a experiência. Segundo ela,  "atuar é um ato revolucionário, produzir uma peça, então, é criar todo um novo universo moldado da gente pro mundo. É um convite para vir revolucionar também. Participar desse processo foi uma dessas experiências na vida que divide a gente em antes e depois. Sinceramente, não dá pra largar o teatro no 'depois'".

 

Conheça um pouco de como foi o evento, através das fotografias tiradas pelo aluno do 2º ano do Curso Técnico em Teatro, Vinícius Magalhães.

 IMGP4489 min copiar    IMGP4731 min copiar copiar 

 IMGP4788 min copiar   

 

 “Enquanto seu sonho não vem”: Ensaio Aberto no Campus Diamantina

Discentes do segundo ano do Curso de Ensino Médio Integrado em Teatro apresentaram nesta quinta-feira, dia 01/12, um Ensaio Aberto da peça "Enquanto seu sonho não vem". O evento foi aberto ao público e contou com a participação não apenas dos alunos e servidores, mas também de familiares e outros convidados que estiveram no Campus para prestigiar o ensaio.

"Enquanto seu sonho não vem" busca abordar o cotidiano da juventude, sendo resultado de uma criação colaborativa dos alunos e alunas que participaram da concepção e dramaturgia da peça. A montagem foi fruto das unidades curriculares Corpo Cênico, Poéticas da voz e Práticas em Processos Criativos, do segundo ano de Teatro, sob orientação dos Professores Flávio Rabelo e Mariana Emiliano. O ensaio aberto também contou com a produção do Núcleo de Produção em Artes Cênicas do IFNMG - NUPAC. 

O professor Flávio Rabelo, um dos diretores do trabalho, comenta que “o ponto de partida do processo criativo foram as memórias de infância dos alunos. A partir delas, surgiram alguns temas que serviriam de inspiração para a criação das cenas, que, como numa grande colagem cênica, transitam entre coreografias, contação de história, canções, jogos de improvisação e ainda a leitura dramática da última cena do texto A casa de bonecas, de Ibsen. De forma geral, a montagem reflete questões urgentes do cotidiano dos alunos na relação com a família e o ambiente escolar. Nesse sentido, a nossa capacidade de sonhar e criar aparecem como forças capazes de transformar o mundo e suas relações para além de suas ‘caixas’. Acho importante destacar ainda o quão significativo foi fazer esse ensaio aberto no próprio Campus do IFNMG, tanto para os alunos de Teatro, quanto para os demais alunos, professores, servidores e familiares. Depois desses anos tão difíceis de relações virtuais, foi como confirmar e celebrar a força de comunhão da presença coletiva que as Artes Cênicas tem. Senti que ajudou ainda a concretizar o que se faz dentro dos laboratórios de Teatro do Campus e no entendimento do valor da arte para relações sociais”. 

 

Este foi o primeiro ensaio aberto ao público como parte de um exercício cênico realizado no Campus, mas a previsão é que a estreia da montagem aconteça em 2023.  

 

    

   

Fim do conteúdo da página