Portal IFNMG - Publicado os anais do X SIC 2022 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado os anais do X SIC 2022

Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2022, 14h58 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 18h44

O Seminário de Iniciação Científica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - SIC 2022, em sua décima edição, reuniu docentes, técnicos, estudantes e pesquisadores do IFNMG, e de outras instituições de Ensino de todo o Brasil.

O SIC surgiu em 2009, intitulado “Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFNMG”, realizado pelo Campus Januária, possibilitando a apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica. Em 2011, o evento passou a ser realizado anualmente por um dos Campi do IFNMG e recebeu o nome de SIC, Seminário de Iniciação Científica. Desde então, além do Campus Januária, o evento já foi sediado pelos Campi Salinas, Arinos, Montes Claros, Almenara, Araçuaí, Pirapora e Teófilo Otoni.

Em 2022, o Campus Diamantina apresentou o SIC ao Brasil, ressaltando a importância da Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento para comunidade escolar, além do valor da pesquisa e inovação para o desenvolvimento regional e nacional. O evento ocorreu jonto com a segunda edição do Seminário da Pós-Graduação do IFNMG (reunindo os programas de Mestrado PROFEPT e PPGVET). A primeira edição, chamada “I Seminário do PROFEPT”, foi realizada em 2019, junto ao VIII SIC, sediado pelo Campus Pirapora.

O X SIC e II Seminário da pós-graduação do IFNMG foi realizado entre os dias 08 a 10 de junho de 2022 e contou com 64 atividades entre palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas, além de belíssimas apresentações artísticas, produzidas especialmente para o evento. Este foi o segundo ano em que o evento ocorreu inteiramente de maneira remota, mas pela primeira vez utilizando uma plataforma totalmente desenvolvida no âmbito do IFNMG, pelo Campus Almenara, a qual possibilitou uma nova modalidade de apresentação de resumos “em vídeo” dos melhores trabalhos.

Com o intuito de compartilhar os temas discutidos no evento, foi disponibilizado os anais do X SIC contendo todos os resumos expandidos, resultado do trabalho de estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação e servidores do IFNMG, bem como de instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil.

Confira  aqui todo o conteúdo.