Portal IFNMG - Plano de Permanência e Êxito (PPE) Ir direto para menu de acessibilidade.

Plano de Permanência e Êxito (PPE)

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2016, 10h37 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 15h39

Um dos objetivos centrais que permeia a atuação do IFNMG é contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região Norte e Noroeste de Minas Gerais,  Vales do Jequitinhonha e Mucuri, produzindo conhecimentos e preparando cidadãos para desempenharem, de forma crítica e autônoma, suas funções a partir da formação adquirida no âmbito da instituição. O trabalho do IFNMG é alicerçado na Educação, Ciência e Tecnologia, visando a construção de uma nação soberana e democrática, compreendendo que tal conjectura não se fará sem o combate às desigualdades estruturais de ordem social. Esse trabalho se justifica por acreditarmos que a elevação dos índices de qualidade do processo de ensino-aprendizagem podem ser efetivados por meio de ações pedagógicas que envolvam monitorias, intervenção docente individualizada junto aos discentes, ampliação dos espaços para socialização e democratização de fala no que tange aos problemas relativos à evasão e retenção,  atendimento com auxílio estudantil e ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem, formação de professores e infraestrutura adequada. Esses fatores articulados podem vir a atuar de maneira positiva, favorecendo a qualidade do percurso escolar dos estudantes, ao oferecer, dessa forma, ações que subsidiam a permanência e o sucesso escolar.

É importante ressaltar que o IFNMG já desenvolve, há cerca de 7 anos, políticas voltadas para diminuir a evasão e ampliar a permanência e o êxito de nossos estudantes, como exemplo, podemos citar os seguintes programas:

I) A construção do Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFNMG está em pauta desde o ano de 2015, a partir do recebimento da Nota Informativa nº 138/2015/DPE/DDR/SETEC/MEC de 15 de julho de 2015, que tinha como referência a Nota Técnica nº 282/SETEC/MEC, de 09 de julho de 2015. A Nota Informativa citada teve o propósito de informar e orientar as Instituições da Rede Federal sobre a construção dos Planos Estratégicos Institucionais para a Permanência e Êxito dos Estudantes. Em se tratando dos trabalhos internos no IFNMG, acerca do PPE, estes começaram a partir da designação, por meio da Portaria Nº 682 de 2015, da comissão responsável pela construção dos Planos Estratégicos PPE – IFNMG Institucionais para Permanência e Êxito dos Estudantes. A partir de então, a Pró-reitoria de Ensino do IFNMG iniciou um trabalho junto aos campi no intuito de levantar informações sobre evasão e retenção, com base nos dados do SISTEC, além disso, foram discutidas as causas (individuais, internas, e externas) de ambos os fenômenos com vistas a elaborar o PPE Institucional. Nos dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro de 2017, a PROEN, em parceria com o IFNMG Campus Januária, realizaram o “IV Encontro do Ensino do IFNMG” envolvendo todos os Campi. O evento aconteceu no Campus Januária e teve como tema: “Acesso, Permanência e Êxito”. Em síntese, os objetivos gerais do encontro foram:

a) Discutir e propor estratégias sobre o acesso, permanência e êxito dos estudantes no IFNMG;
b) Elaborar um relatório final com medidas visando minimizar os índices de evasão e retenção (Plano de Permanência e Êxito).

O encerramento do IV Encontro do Ensino do IFNMG contou com a palestra “Acesso, Permanência e Êxito: Desafios e Possibilidades no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica” com a Profª. Drª Karina Aparecida de Freitas Dias de Souza, Diretora Geral do Campus Salto – IFSP. Após o Encontro do Ensino, o COEN (Comitê de Ensino) se reuniu na Pró-reitoria de Ensino e finalizou o Plano Estratégico Institucional para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFNMG, que terá vigência de 4 (quatro) anos, contados a partir da sua aprovação nos órgãos colegiados superiores.

II) De 15 a 17 de maio de 2018, a PROEN em parceria com o IFNMG campus Diamantina realizou o V Encontro do ensino do IFNMG com o tema: INTEGRAÇÃO: olhares para a nossa prática numa perspectiva do Plano de Permanência e Êxito. O evento contou com a participação de servidores de todas as unidades do IFNMG visando à aproximação entre os setores, a fim de se construir as políticas institucionais que envolvem o ENSINO de forma participativa e democrática. Os Grupos de trabalho foram organizados em 10 GTs para discutir os temas: Como Escolher o Curso Certo?; Como Acolher para Permanecer?; Dificuldade de Adaptação do Aluno à Vida Escolar e Política de Assistência Estudantil. Como produto foi elaborado o Plano de Permanência e Êxito Institucional do IFNMG.

III) O Comitê de Ensino (COEN) e a PROEN do IFNMG promoveram em 29 e setembro de 2022 a Live Interativa com o tema: “Políticas de permanência e Êxito: desafios e possibilidades”, com a participação da Pedagoga Heise Cristine Aires (IFF), da psicóloga Luciana Ferreira Tavares Ramos (Escola da Serra/ BH) e do Prof. Ricardo Cardozo (IFNMG) que mediou o debate. É oportuno salientar que o IFNMG tem se dedicado ao estudo da temática em questão no intuito de colaborar com as reflexões acerca da Permanência e Êxito estudantil, bem como suscitar a revisão e fortalecimento do Plano estratégico Institucional para Permanência e Êxito dos estudantes do IFNMG.

IV) Nos dias 04, 11 e 21 de outubro de 2022, foram realizadas capacitações das comissões responsáveis pelo acompanhamento das ações do PPE de cada unidade do IFNMG, via Google Meet. Cada Comissão ficou responsável pela elaboração do PPE do seu Campus, bem como o monitoramento das ações implementadas.

pdf.gif - 1.03 KB Plano Estratégico Institucional para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFNMG

pdf.gif - 1.03 KB Ficha de Acompanhamento para Execução das Estratégias do Plano de Permanência e Êxito – PPE

Campus Almenara

Campus Araçuaí