Portal IFNMG - Colegiado das Licenciaturas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Colegiado das Licenciaturas

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 08h19 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 12h29

Apresentação

Identificação: Colegiado das Licenciaturas do IFNMG

Categoria: órgão consultivo e propositivo do IFNMG

Histórico: Em 2018 o IFNMG iniciou o processo de criação do Colegiado das Licenciaturas. O objetivo foi institucionalizar um órgão de discussão sobre as licenciaturas cuja finalidade seria conduzir um contínuo debate sobre a formação inicial e continuada de docentes para atuarem na Educação Básica.

O colegiado é constituído por representantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFNMG, do Programa Residência Pedagógica do IFNMG , professores da área de Didática do IFNMG, coordenadores e estudantes dos cursos de licenciaturas do IFNMG, da Assessoria Pedagógica do IFNMG, do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead) do IFNMG, da Pró-Reitoria de Ensino do IFNMG e representantes da Superintendência Regional de Ensino (SRE) ou Secretaria Municipal de Educação (SME) da área de abrangência em que estão inseridos os cursos de licenciaturas.

Em 21 de Janeiro de 2022 foi aprovado o regulamento do Colegiado das Licenciaturas com o objetivo de normatizar a constituição, as competências e o funcionamento do órgão. A normativa prevê que o Colegiado se reúna ordinariamente, duas vezes por semestre e/ou extraordinariamente, quando convocado pelo presidente, ou por 2/3 (dois terços) de seus membros.

Organização: Na reunião ordinária no dia 21/03/2023 foi deliberado que as e ações do Colegiado das Licenciaturas serão definidas em planejamento construído coletivamente pelo grupo e aprovado em reunião ordinária. O planejamento definirá o calendário de reuniões.

Ficou definido ainda que, haverá reuniões mensais e, sempre, os membros suplentes serão convidados a participarem das reuniões e ações, mesmo que o titular esteja presente, por compreender que TODOS podem contribuir para o fortalecimento do grupo. Os membros suplentes, terão direito a voz sempre. No entanto, terão direito a voto, apenas na ausência dos titulares.

Participação no Fórum Mineiro em Defesa da Formação de Professoras e Professores: O Fórum Mineiro em Defesa da Formação de Professoras e Professores foi criado em 18 de agosto de 2021 com o objetivo de resistir à Resolução do CNE/CP 02/2019, por compreender a “docência como ação educativa e como processo pedagógico intencional e metódico, envolvendo conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, conceitos, princípios e objetivos da formação que se desenvolvem na construção e apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do ensinar/aprender, à socialização e construção de conhecimentos e sua inovação, em diálogo constante entre diferentes visões de mundo.” (Resolução CNE/CP 02/2015),

O IFNMG já tem representes que aderiram voluntariamente à causa. É muito importante que, todos os professores e servidores envolvidos com a formação de professores no IFNMG, em especial, os integrantes do Colegiado das Licenciaturas acompanhem as discussões deste fórum.

Caso você concorde com a luta do Fórum, é claro que será uma alegria ainda maior contar com seu apoio e participação. Para isso, basta preencher o formulário google: https://forms.gle/qpnHwf569A9jZSyp6 

 

Documentos 

PDF Regulamento

PDF Portaria Reitor(a) Nº 189/2023 - Designa o Colegiado das Licenciaturas do IFNMG

PDF Carta Aberta do Colegiado das Licenciaturas do IFNMG ao Conselho Nacional de Educação, acerca da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019 e da nota técnica de esclarecimentos sobre a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019

 

Notícias Relacionadas

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página