Portal IFNMG - CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Geografia/História/Filosofia/Sociologia/Conhecimentos gerais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
imagem sem descrição.

Projetos Cadastrados

  • Título: Jovens Diplomatas do Velho Chico - 2022
    Prof.   Alex Lara Martins   /  alex.lara@ifnmg.edu.br   

    OBJETIVO GERAL: - Constituir e preparar uma comissão diplomática de oito a dez estudantes do Ensino Médio Integrado para participar do modelo de simulação MiniONU (Puc-Minas).

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x) FINALIZADO   Plano de Trabalho/Cadastro    Relatório Final


    Comunidades Virtuais de Aprendizagem do IFNMG Teófilo Otoni
    Prof. Leonardo Machado Palhares / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Fomentar o desenvolvimento da teoria de Comunidades de Aprendizagem no IFNMG Campus Teófilo Otoni

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


  • Título: Curso básico de Mendeley – software gerenciador de referências bibliográficas
    Profª. Laura Thebit de Almeida Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: O objetivo deste projeto é oferecer, na forma de projeto de ensino, um curso básico de Mendeley (software gerenciador de referências bibliográficas) aplicado na elaboração de manuscritos com citações e referências.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


  • TÍTULO: Encrespa IF: Ações afirmativas para a equidade e igualdade étnico-racial
    Prof. Vanessa Gomes de Castro Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Abordar juntos aos estudantes do IFNMG Campus Araçuaí, a história, cultura e os direitos da população negra e indígena no Brasil, de forma multidisciplinar.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


  • TÍTULO: LIDERANÇA ESTUDANTIL: FORMAÇÃO POLÍTICA, PROTAGONISMO, AUTONOMIA E EXERCÍCIO DA CIDADANIA
    Pedagoga. Claudiane Moreira Costa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Estimular a prática da democracia por meio da liderança estudantil, desenvolvendo a participação, a iniciativa, a representatividade, a mobilização, a criatividade e outros componentes da gestão democrática.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


  • TÍTULO: TENHO UM ALUNO SURDO, E AGORA?
    Pedagoga. Hélida Cristine Santos Mendes Barroso Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

    OBJETIVO GERAL: Democratizar o acesso a Libras e assegurar o princípio da igualdade de condições de permanência e conclusão com êxito aos discentes surdos, ouvintes e docentes do IFNMG – Câmpus Teófilo Otoni.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO (  x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro    Relatório Final


  • APRIMORAMENTO DO COMPORTAMENTO FINANCEIRO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG), CAMPUS JANUÁRIA/MG
    Prof. Eduardo Cabral da Cruz Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Aperfeiçoar o comportamento financeiro dos alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária, a fim de moldá-lo às necessidades do mercado de trabalho que almejam atuar após sua formação técnica.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


  • Curso de Leitura e Produção Textual para Surdos
    Profa. Zildete Lopes de Souza Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Fornecer subsídios para que o surdo possa aperfeiçoar-se e tornar-se um sujeito bilíngue, contribuindo, dessa forma, para a formação de sujeitos leitores e escritores, capazes de atuar ativa e criticamente na sociedade letrada, garantindo seu sucesso escolar e sua inserção social.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


     

  • Linhas (in)Visíveis: Leituras de mulheres indígenas e negras
    Profa. Renata Ferreira de Oliveira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Fomentar o conhecimento, a leitura e a análise de obras literárias e audiovisuais produzidas por autoras negras e indígenas, com vistas a formar pessoas capazes de enxergar outras perspectivas , de reconhecer a legitimidade dessas produções como formadoras do conhecimento humano e intelectual, reparando a ideia de autoridade de cânones que estereotipam gênero, etnia e classe social.

    STATUS: (  ) EM EXECUÇÃO ( x ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


  • Diário de Bordo: Registros da vida cotidiana no período de afastamento social, olhares e sentimentos sobre o mundo
    Profa. Dayse Lúcide Silva Santos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Registrar, em diário impresso/escrito ou digital, os desafios enfrentados pelos estudantes do Campus Diamantina, em virtude do afastamento social gerado pelo CODI-19, o seu modo de observar, olhar e sentir como está se relacionando com o isolamento social.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


  • Maquetes Geográficas: Proposta de práticas para o ensino dos conteúdos de Geociências
    ( X ) Projeto de Ensino ( ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    AMANDA DIAS ARAÚJO (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: O objetivo desta pesquisa é criar uma forma de contribuição para a melhoria de aspectos do processo de ensino e aprendizagem da área de Geografia e Geociências para os alunos do IFNMG, Campus Diamantina (MG), sendo que a construção de maquetes é considerada uma alternativa metodologicamente muito eficaz na ciência geográfica.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


  • Lidando e administrando o poder
    ( X ) Projeto de Ensino ( ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Adeizete Gomes Silveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Vivenciar a prática da democracia e seu exercício, através de representante de turma, visando desenvolver a participação, iniciativa, representatividade, mobilização, criatividade e outros componentes da prática da gestão democrática.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


  • HISTÓRIA E MEMÓRIA DO INSTITUTO NOSSA SENHORA APARECIDA (INSA): um estudo da primeira instituição escolar do Município de Salinas/MG
    ( X ) Projeto de Ensino ( ) Projeto Integrador/Interdisciplinar
    Lílian Gleisia Alves dos Santos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Analisar a história e a memória da educação em Salinas-MG, tendo como eixo central a criação e a transformação do Instituto Nossa Senhora Aparecida (INSA) e o impacto deste para a comunidade.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO  Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final


  • Diversidades Juvenis Latino-Americana: Projeto de Integração e Estudo entre Jovens Brasileiros e da América Latina
    Leonardo Machado Palhares (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

    OBJETIVO GERAL: Desenvolver atividade de campo com aprofundamento das relações entre jovens na América Latina para o fortalecimento de competências de vivências com os outros povos em seus contextos específicos de vida social e natural.

    STATUS: ( X ) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO


  • Projeto de Gamificação do Ensino: Classcraft nas aulas de História no IFNMG Campus Teófilo Otoni
    Prof.Leonardo Machado Palhares / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Promover o Ensino Escolar por meio de estratégias diversificadas de aprendizagem.

    STATUS: ( X ) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO


  • Comunidades Virtuais de Aprendizagem do IFNMG Teófilo Otoni
    Prof.Leonardo Machado Palhares / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: Fomentar o desenvolvimento da teoria de Comunidades de Aprendizagem no IFNMG Campus Teófilo Otoni

    STATUS: ( X ) EM EXECUÇÃO ( ) FINALIZADO


  • MUSICALIDADE E RESISTÊNCIA: O SAMBA COMO AFIRMAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA
    Ciências Humanas e Linguagens
    Prof.ª Angélica Borges dos Santos /Campus Januária
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    OBJETIVO GERAL: demonstrar aos estudantes uma das diversas estratégias de resistência da cultura afro-brasileira, bem como apresentar a importância do Samba para a identidade, luta e afirmação do negro no Brasil.

    STATUS: ( ) EM EXECUÇÃO ( X ) FINALIZADO   Plano de Trabalho/Cadastro  Relatório Final

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página