Portal IFNMG - Campus Montes Claros terá novo curso técnico em Edificações integrado ao ensino médio Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 10h00 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 11h44

O Processo Seletivo do IFNMG, para seleção de alunos para cursos técnicos gratuitos com início no primeiro semestre de 2020, em várias cidades, está com inscrições abertas até 31/10/19. Entre as novidades desta edição, está a oferta de vagas para o novo curso técnico em Edificações integrado ao ensino médio do Campus Montes Claros.

Para participar da seleção, os candidatos devem estar no último ano do ensino fundamental. Assim, a partir do ano que vem, os aprovados farão ao mesmo tempo, no IFNMG, o ensino médio e o técnico. Quem já estiver cursando o ensino médio em outra escola poderá ingressar nos técnicos integrados, no entanto, será necessário começar tudo de novo, desde o primeiro ano.

Para a primeira turma do curso técnico em Edificações integrado ao ensino médio do Campus Montes Claros, serão selecionados 40 alunos.  As atividades do curso acontecerão na sede do campus, situado na Rua Dois, nº 300, bairro Village do Lago I. O curso terá duração de três anos e será ofertado em período integral.

Os futuros profissionais serão preparados para desenvolver e executar projetos de edificações em conformidade com as normas técnicas de segurança e legislação específica; planejar a execução e a elaboração de orçamento de obras; desenvolver projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações; coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações; ofertar assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados; planejar, operacionalizar, manter, sugerir e gerenciar soluções tecnológicas para área; atuar com base nos princípios éticos e de forma sustentável; saber interagir e aprimorar continuamente seus aprendizados de forma crítica, propositiva e dinâmica, a partir da convivência democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes.

Trata-se de um profissional alinhado com as necessidades de um setor muito importante para o desenvolvimento de Montes Claros, da região e de todo o país, o da construção civil. Um profissional preparado para lidar com as tecnologias aplicadas pelo setor, em termos de equipamentos e materiais, e com a necessidade de racionalização do processo construtivo.

A estrutura curricular do curso prevê disciplinas chamadas gerais, como as que integram a Base Nacional Comum Curricular do ensino médio, distribuídas nas três grandes áreas de conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Haverá, ainda, as disciplinas profissionais, que integram a base de formação técnica em Edificações.

A prática profissional poderá ser desenvolvida no decorrer do curso, por meio de diversas atividades como monitorias, desenvolvimento de projetos integradores, projetos de extensão, projetos de pesquisa, podendo ser desenvolvidos no próprio IFNMG-Campus Montes Claros ou na comunidade, objetivando a integração entre teoria e prática e baseando-se no princípio da interdisciplinaridade. O curso prevê, também, o estágio curricular obrigatório, com carga horária de 180 horas, a serem cumpridas a partir do segundo ano.

Para mais informações sobre o curso técnico em Edificações integrado ao ensino médio, leia o projeto pedagógico.

Processo Seletivo

Para conquistar uma vaga para o novo curso técnico em Edificações integrado ao ensino médio, é necessário ser aprovado no Processo Seletivo, que está com inscrições abertas até o dia 31/10, somente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

O Instituto reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, destinadas a quem não estudou todo o ensino médio em escola pública, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.

As provas do Processo Seletivo serão aplicadas no dia 08/12/2019. Os candidatos aos cursos técnicos integrados farão prova pela manhã, com 30 questões de múltipla escolha, contemplando as quatro grandes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas (confira o conteúdo programático). As cidades de prova serão Almenara, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Teófilo Otoni, Japonvar, Manga, São Francisco e Taiobeiras.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo para cursos técnicos na modalidade integrado ao ensino médio estão disponíveis no Edital nº 138/2019. Em caso de dúvidas sobre o Processo Seletivo, os candidatos podem entrar em contato com o IFNMG pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..