Portal IFNMG - Deputada federal Raquel Muniz conhece de perto o Campus Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Deputada federal Raquel Muniz conhece de perto o Campus Montes Claros

Publicado: Sexta, 03 de Março de 2017, 17h47 | Última atualização em Sexta, 03 de Março de 2017, 17h53
Deputada conheceu os prédios em funcionamento e as obras em fase final de construção
imagem sem descrição.

Depois da Reitoria, foi a vez do IFNMG – Campus Montes Claros receber a vista da deputada federal Raquel Muniz. Nesta quinta-feira (02), recebida e acompanhada pelo reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva e pelo diretor-geral do Campus Montes Claros, professor Renato Cota, a parlamentar conheceu os prédios, calçamentos, salas e laboratórios em funcionamento e as várias obras que estão em fase final de construção, além das áreas e projetos para futuras instalações para ampliação e constante melhoria da oferta de educação profissional e tecnológica gratuita e de qualidade.

A deputada ressaltou a importância em conhecer de perto o trabalho de excelência desenvolvido pelo Campus para identificar conjuntamente possibilidades de projetos de educação, ciência e tecnologia e para ter argumentos e justificativa quando for cobrar recursos e apoio junto ao governo federal.

Demanda crescente

Segundo o diretor do Campus, a unidade conta atualmente com cerca de 120 servidores, entre professores e técnico-administrativos, e em torno de 800 alunos presenciais divididos em quatro cursos técnicos e dois superiores, todos em funcionamento em apenas um prédio de ensino com nove salas e onze laboratórios. O Campus conta também com aproximadamente 2.500 alunos na modalidade a distância. A deputada conheceu o prédio e ficou surpresa com o que viu. “Estou impressionada não só com a estrutura e os equipamentos, mas sobretudo com a conservação e o cuidado com que os servidores e alunos tratam tudo”, destacou.

O diretor Renato Cota ressaltou que os resultados significativos dos alunos nos vestibulares, no Enem, em programas de mestrado e no mercado de trabalho demonstram que o Campus está tendo uma educação de excelência, mas que precisa ser ampliada. “O número de candidatos por vaga chega a 15 nos cursos técnicos e a 50 nos superiores, demonstrando que há uma demanda social muito grande a ser atendida. Além disso, grande parte dos estudantes passa o dia todo aqui, portanto precisamos de melhorar nossa infraestrutura, por exemplo com refeitório, área de convivência e prédio de assistência ao educando”, disse Renato.

Obras a todo vapor

visita raquel campus moc 2Acompanhada do reitor do IFNMG, do diretor geral e servidores do Campus, a deputada conheceu algumas das obras que estão em fase final de construção. O novo prédio de ensino, com 16 salas e 14 laboratórios em uma área construída de 3.000 metros quadrados, já está com sua estrutura física praticamente pronta, precisando agora de novos aportes de recursos para equipar os laboratórios. Nesse prédio funcionarão os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Eletrotécnica e Bacharelado em Engenharia Elétrica (curso novo).

Outra obra em fase avançada é o laboratório de edificações, que será utilizado para o futuro curso Técnico em Edificações e o curso superior de Bacharelado em Engenharia Civil ou Arquitetura. Inclusive, a ideia de ter um curso técnico e um superior de mesma área é uma proposta do Campus e de todo o IFNMG em possibilitar a verticalização do ensino, fazendo com que se aproveite as estruturas físicas e de corpo docente e técnicos administrativos, possibilitando que um aluno tenha a chance de fazer do ensino técnico ao superior dentro do próprio Instituo. O diretor ressaltou, ainda, que o sonho é chegar a ter no Campus até o doutorado.

Ensino integrado que dá certo

O reitor do IFNMG, professor José Ricardo, lembrou que a estrutura e os resultados do Campus Montes Claros e dos demais campi do Instituto comprovam que o ensino técnico integrado ao ensino médio é uma proposta que funciona muito bem, mas demanda muito recurso. “Para ficar o dia todo na escola, o estudante precisa de alimentação, de estrutura, de assistência estudantil, de bolsas, de orientação. E isso demanda investimento em infraestrutura, em concurso público, em capacitação. Felizmente, mesmo no cenário de crise conseguimos continuar fazendo nossas obras e contratando professores e servidores, possibilitando reforçar nossa oferta de cursos de qualidade”, disse o reitor.

A deputada se comprometeu em auxiliar o IFNMG na interlocução com os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.