Portal IFNMG - Três das quatro vagas para Medicina na Unimontes pelo Paes serão ocupadas por estudantes do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2017, 16h05 | Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2017, 17h01
Eugênio Guedes Limas, Maria Luiza Alves Freitas e Matheus Silva Veloso Nobre, estudantes do curso técnico em Química, integrado ao ensino médio do IFNMG-Campus Montes Claros, foram aprovados no curso mais concorrido da Unimontes: Medicina
imagem sem descrição.

Das quatro vagas para Medicina na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na categoria “Egresso de escola pública, carente”, por meio do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (Paes), três serão ocupadas por alunos do IFNMG-Campus Montes Claros. Eugênio Guedes Limas, Maria Luiza Alves Freitas e Matheus Silva Veloso Nobre foram aprovados no curso mais concorrido da Universidade.

Eles fizeram o curso técnico em Química integrado ao ensino médio, modalidade em que o estudante faz, no IFNMG, com uma só matrícula e ao mesmo tempo, as disciplinas comuns do ensino médio e as disciplinas de um curso técnico, tudo gratuitamente.

Com a palavra, os futuros médicos

O aprovado em primeiro lugar, Eugênio Guedes, acredita que o IFNMG foi determinante em sua aprovação. “Com certeza, uma parcela muito grande da minha aprovação eu dedico ao IFNMG”. Apesar disso, esclarece que sua rotina de estudos não era focada em passar em Medicina por causa das responsabilidades que tinha no IFNMG. Mas ele ressalta: “Sempre procurei explorar alguma disciplina que me ajudasse em minha aprovação. O meu método de estudo é me isolar um pouco do mundo, procurar um lugar tranquilo, ventilado e silencioso”.

Maria Luiza também reconhece a importância do IFNMG. “Estar no IFNMG é uma das melhores coisas que aconteceu comigo nesses três anos. É singular estar aqui nesta instituição”, defende a futura médica. Ela destaca, ainda, o foco do Instituto em pesquisa, ciência e inovação, fatores que contribuíram tanto para a escolha em cursar Medicina, quanto para a sua dedicação nos estudos.

Já Matheus Silva, diz ter escolhido a Medicina porque tem o desejo de aliviar o sofrimento humano. “A saúde, psíquica e física, é um direito que deve ser garantido a todos. Só assim podemos tomar parte de uma vida que realmente merece ser vivida. O problema é que na nossa sociedade, a medicina se tornou uma espécie de comércio e muitos, que dela necessitam, mas não têm posse econômica, ficam a mercê da ausência da saúde. Espero com o exercício de minha profissão mudar isso, ao menos um pouco, e levar o meu saber a quem mais necessita”, afirma Matheus.

Ensino diferenciado

Para o professor de História, Edi de Freitas Cardoso Júnior, do IFNMG-Campus Araçuaí, a aprovação desses três alunos e de todos os aprovados por diversas instituições do país confirma o compromisso do IFNMG em oferecer educação gratuita e de qualidade a estudantes com perfis variados. “A diversidade é a principal marca dos estudantes do IFNMG, e a nossa missão é oferecer ensino de qualidade a todos, a fim de criar oportunidades para o desenvolvimento nas comunidades presentes em nossas áreas de atuação”, diz o professor.

Edi de Freitas ainda destaca o modelo do curso “técnico integrado ao ensino médio”, que em geral é ausente em outras redes de ensino. “O modelo se desenvolve em tempo integral, oferecendo ao discente um vasto conjunto de disciplinas obrigatórias que abarca todas as áreas do conhecimento em um ambiente de sala de aula permanentemente oxigenado pelas atividades de pesquisa, extensão e qualificação docente. Assim, cotidianamente, preparamos nosso estudante para concorrer de modo eficiente em qualquer processo seletivo para o ensino superior. E, ainda, garantimos que tenha uma qualificação profissional que permite sua inserção no mercado de trabalho já ao término do ensino médio”, argumenta o professor.

Confira a lista de mais alunos aprovados em Medicina:

IFNMG – Campus Januária

Aldir Cleber Durães Nascimento (UFVJM)

Arthur Giovane Campos Batista (UFMG)

Gabriel El-Corab Esteves (UFSJ)

IFNMG – Campus Montes Claros

Eugênio Guedes Lima (Unimontes)

Maria Luíza Alves Freitas (Unimontes)

Matheus Silva Veloso Nobre (Unimontes)

Nathália Soares Veloso (FIPMoc)

IFNMG – Campus Pirapora

Ariel Palma Diniz (UFMG)