Portal IFNMG - Montes Claros torna-se cenário de game desenvolvido por alunos do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Montes Claros torna-se cenário de game desenvolvido por alunos do IFNMG

Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2017, 16h02 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 12h55
Foto: Kevin Jonas/ Comunicação Unimontes
imagem sem descrição.

Conhecer a história e a cultura de Montes Claros ficou mais divertido. A cidade tornou-se tema de um game: o Montes Claros Adventure. O roteiro do jogo consiste na jornada de um herói que tenta salvar a cidade da invasão de formigas alienígenas. A ideia inicial foi do estudante Ítalo Magalhães Perpétuo, do curso técnico subsequente em Informática do IFNMG-Campus Montes Claros e graduando em Sistemas de Informação pela Unimontes. Depois de ter desenvolvido boa parte do projeto, Ítalo convidou o amigo Paulo Márcio de Almeida Mendes Rocha, que cursa Ciência da Computação no IFNMG-Campus Montes Claros, para concluir o trabalho.

Ítalo explica que a motivação para desenvolver o Montes Claros Adventure surgiu do sucesso do primeiro game que ele desenvolveu, o Ruy Adventure. “Eu acreditei que o próximo game daria certo”. E deu. Já são cerca de mil downloads desde novembro de 2016 do game que, conforme sua descrição, “visa através da tecnologia do entretenimento espalhar a cultura local de Montes Claros, deixando claro suas tradições, personagens e lugares, tudo disposto a ser explorado por quem o joga”.

No jogo tem um pouco de tudo que remete a maior cidade do Norte de Minas: pequi, formiga, catopê, tremores de terra, entre outros elementos que compõem a riqueza cultural e história do município. Paulo Márcio comenta sobre o propósito de falar do que é local e regional: “Fazer um game que bombe mundialmente é extremamente difícil, ainda mais com a pouca influência que temos, então decidimos mirar no alvo mais próximo, que é a nossa cidade, o nosso povo, a nossa cultura. Crescer aos poucos é nosso foco, sem contar que é ótimo ver as pessoas da nossa região se divertindo com o game”, destaca o universitário.

Ítalo e Paulo Márcio também montaram uma startup para publicar seus projetos, a Maper Play.

Baixe aqui gratuitamente o jogo Montes Claros Adventure.