Portal IFNMG - Formando do curso superior tecnólogo em gestão ambiental do IFNMG – Campus Araçuaí é aprovado em programa de mestrado na UFVJM Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Formando do curso superior tecnólogo em gestão ambiental do IFNMG – Campus Araçuaí é aprovado em programa de mestrado na UFVJM

Publicado: Segunda, 17 de Março de 2014, 16h02 | Última atualização em Segunda, 24 de Março de 2014, 10h59

 

O formando Marco Aurélio Cardoso Murta, concluinte do curso Superior Tecnólogo em Gestão Ambiental do IFNMG – Campus Araçuaí foi aprovado em processo de seleção para cursar o programa de Pós - Graduação em Ciência Florestal, nível mestrado, área de concentração recursos florestais, na UFVJM – Campus Diamantina.

Aluno Marcos - mestrado

Foto: Participação na II Feira de Ciência do Norte de Minas Gerais, no ICA/UFMG, na cidade de Montes Claros em novembro de 2013. Da esquerda para a direita: Marco Aurélio, Andresa Silva e o Prof. Dr. Natalino Martins Gomes.

 

No decorrer dos três anos de graduação no IFNMG – Campus Araçuaí, o acadêmico Marco Aurélio Cardoso Murta participou dos programas de monitoria e Iniciação Científica, ofertados pela instituição. A primeira oportunidade surgiu logo no início do curso – primeiro período, quando sob orientação do prof. Dr. Natalino Martins Gomes, na condição de bolsista IC da FAPEMIG, trabalhou no projeto “Estratégia de convivência com a seca no semiárido mineiro: desempenho das barraginhas como alternativa para contenção de água”. Nos dois anos em que foi bolsista deste projeto, Marco Aurélio aprofundou seus conhecimentos sobre a realidade dos recursos hídricos na região de Araçuaí. No último ano de curso, foi orientado do Prof. Msc. Juvenal Martins Gomes, na condição de bolsista IC FAPEMIG, quando estudou a “produção e deposição de serrapilheira em matas ciliares no município de Araçuaí – MG”.

A participação nestes projetos possibilitou ao acadêmico, conhecer os procedimentos e métodos experimentais, desenvolver a escrita científica, participar de vários congressos, seminários, mesas redondas e demais eventos científicos correlatos à área de seus trabalhos, conhecer novas realidades e pessoas, culminando, na sua seleção para o programa de mestrado em Ciências Florestais da UFVJM – Campus Diamantina.

Este resultado é um prêmio, não só para o dedicado, comprometido e competente Marco Aurélio, mas para o IFNMG – Campus Araçuaí como um todo. Fica evidente a qualidade do ensino ofertada por esta instituição, preparando seus egressos não só para o mercado de trabalho, mas também para a continuidade da vida acadêmica em outros centros. Esta aprovação é o sinal de que o IFNMG – Campus Araçuaí está no caminho certo e muito contribuirá para a formação dos jovens da sua área de abrangência.

Ressalta-se também o brilhante trabalho de orientação desenvolvido pelos professores da instituição, comprovando o compromisso do corpo docente em ofertar e construir juntamente com os discentes, possibilidades promissoras para a região de inserção do IFNMG – Campus Araçuaí.

 

Fonte: Prof. Dr. Natalino Martins Gomes

Coordenador do Curso Superior Tecnólogo em Gestão Ambiental IFNMG/Campus Araçuaí

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página