Portal IFNMG - Professora do Campus Araçuaí apresenta artigos científicos na cidade de São Francisco, Califórnia, EUA Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professora do Campus Araçuaí apresenta artigos científicos na cidade de São Francisco, Califórnia, EUA

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2013, 23h04 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2013, 23h05

carla-san-francisco2
Presidente do Painel “Gestão de Águas Internacionais: Lidando com custos e conflitos”, Prof. Mark Allen Boyer da Universidade de Connecticut; Professora Carla Silva do IFNMG – Campus Araçuaí; Luciana Mendes Barbosa e Professora Matilde de Souza da PUC-Minas

A Professora e Coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus  Araçuaí, Carla Pereira Silva, participou da Convenção Anual da International Studies Association (ISA), realizada nos  dias 3 a 6 de abril de 2013, na cidade de São Francisco, Califórnia, EUA.

Na ocasião, a professora do campus Araçuaí aprovou dois artigos para apresentação oral:

O primeiro artigo apresentado “Governança e difusão de normas para a gestão de aquíferos compartilhados: o papel do ISARM – Programa da UNESCO International Shared Aquifer Resource Management” (Título em inglês: Governance and diffusion of norms for the management of shared aquifers: the role of ISARM) foi escrito pela Profa. Carla Silva em co-autoria com a Profa. Matilde de Souza -  Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu  em Relações Internacionais da PUC-Minas e com a também egressa do Programa de Mestrado, Luciana Mendes Barbosa.

O segundo artigo, “Águas internacionais e os avanços nas estruturas de governança de bacias hidrográficas na América do Sul”: os casos dos rios Acre e Apa (Título em inglês: International Water Resources and the advances in river basins governance structures in South America: the cases of Acre and Apa Rivers) foi escrito pelas mesmas autoras do primeiro, juntamente com Letícia Britto dos Santos e a bolsista de Iniciação Científica, Carla Roberta Ferreira Valle.

Ambos os artigos são produtos de Projeto de Pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, pelo Edital Pesquisador Mineiro/2011, coordenado pela professora Matilde de Souza e que conta com a participação da Professora Carla Silva como pesquisadora colaboradora. Entretanto, o assunto é objeto de estudo da professora do IFNMG desde 2008.

A temática abordada nos artigos apresentados é de grande importância para o futuro do nosso país, sobretudo, no que tange a discussões sobre compartilhamento de águas superficiais ou subterrâneas com países de fronteira e a potencialidade de conflito em função de tal compartilhamento de recursos hídricos.

Segundo a professora Carla Silva, como medida de prevenção de conflitos ambientais potenciais, faz-se necessário o estabelecimento de padrões cooperativos de conduta, que produzam convergência de interesses e capacidade de governança compartilhada ou cooperada de recursos hídricos transfronteiriços, como no caso do aqüífero Guarani e dos Rios Acre e Apa, compartilhados pelo Brasil e outros países sul-americanos.

 

Com informações da professora Carla Silva

Fim do conteúdo da página