Portal IFNMG - IFNMG se prepara para visita de recredenciamento para manutenção da oferta de cursos superiores presenciais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 13h34 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 10h32

O IFNMG se prepara para receber, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, a visita in loco virtual dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC) como parte do processo de Recredenciamento Institucional. O procedimento é obrigatório e fundamental para a continuidade da oferta de cursos superiores presenciais pelo Instituto.

A avaliação é feita por uma comissão nomeada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formada por três integrantes, e segue uma agenda pré-estabelecida pelo MEC. Na agenda da comissão, estão previstas reuniões com representantes da gestão do IFNMG, servidores técnico-administrativos e docentes, além de discentes. A visita virtual às instalações físicas será feita no Campus Montes Claros. Os avaliadores também terão momentos reservados para trabalhos internos da comissão, quando eles analisarão os documentos institucionais.

Após a visita in loco, a comissão nomeada pelo MEC emite o resultado, na forma de nota - numa escala de 1 a 5. Além da nota, a comissão apresenta um relatório com os pontos fortes e fracos da instituição e comentários sobre os itens avaliados.

O recredenciamento institucional, segundo o procurador educacional institucional do IFNMG, Thiago Machado e Andrade, é uma forma de garantir que as instituições de ensino superior (IES) mantenham os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação. “O processo deve ser de retroalimentação, ou seja, o resultado deve subsidiar o planejamento da IES, contribuindo para o aprimoramento, atualização e inovação das práticas pedagógicas, administrativas e de gestão das instituições, bem como para o fortalecimento da sua identidade e missão para que a qualidade do ensino seja contínua e possa contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do país”, explica.

Sinaes

O recredenciamento integra os processos de avaliação externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que estão relacionados à certificação da qualidade, eficácia, efetividade e compromisso social da instituição. Instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sinaes é formado por três componentes: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes, os quais serão avaliados principalmente sob os aspectos do ensino, da pesquisa, da extensão, da responsabilidade social, do desempenho dos alunos, da gestão da instituição, do corpo docente e das instalações.

O processo de recredenciamento pelo qual o IFNMG deve passar em breve corresponde à avaliação externa, dentro do componente avaliação institucional (conforme imagem acima). Nesse processo, a comissão de avaliação do INEP/MEC considera os eixos e dimensões estabelecidos pelo Sinaes para a avaliação das instituições de ensino superior, que são os seguintes:

Autoavaliação

A outra ponta do componente avaliação institucional prevista pelo Sinaes é a Autoavaliação, processo esse que acontece por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e suas subcomissões nos campi/CEAD. Anualmente, a CPA conduz a aplicação de um questionário de avaliação institucional nos segmentos discente, docente e técnico administrativo. E, a partir dos dados levantados, produz um relatório, o qual é enviado ao MEC e apresentado à gestão do IFNMG, no Colégio de Dirigentes (Codir), que conta com a participação da reitora e de todos os diretores gerais dos campi/CEAD, além dos pró-reitores e diretores sistêmicos.

Desde 2022, a CPA adotou um projeto de Autoavaliação que divide os Eixos e Dimensões do Sinaes ao longo do ciclo de 3 anos:

Neste ano, a CPA apresentou o primeiro relatório do ciclo 2023/2025 e a avaliação foi da Infraestrutura do IFNMG (Eixo 5). Os resultados foram apresentados no Colégio de Dirigentes no dia 3 de maio, após a entrega do documento para a reitora e os diretores dos campi/CEAD. De maneira geral, a avaliação sobre a infraestrutura foi positiva (conforme noticiado em matéria publicada neste portal eletrônico).

Agora a CPA trabalha na elaboração do questionário do ano 2, que contempla o Eixo 1 (Planejamento e Avaliação Institucional) e o Eixo 3 (Políticas Acadêmicas).“O desafio da CPA para este ano é aumentar as taxas de participação em todos os segmentos contemplados na avaliação, por meio da divulgação no portal eletrônico e nas mídias institucionais, mas também por ações mais diretas nos campi/CEAD, como rodas de conversa, reuniões com os segmentos e exposição dos resultados já alcançados por meio da utilização dos dados da CPA pela gestão”, afirma a professora Aline Carraro, presidente da Comissão de Acompanhamento da Avaliação Institucional do IFNMG.

PDI

O processo de Recredenciamento Institucional é pautado nas políticas e processos definidos de forma democrática, participativa e colaborativa pela comunidade do IFNMG, descritas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). E é a partir da análise dos diversos relatórios de avaliação institucional (externa e avaliação) e de desempenho do IFNMG que a construção desse documento para o período 2024/2028 está sendo fundamentada.