Portal IFNMG - Docente e Aluna do IFNMG-Montes Claros Recebem Prêmio e Menção Honrosa no SBBD Ir direto para menu de acessibilidade.

Docente e Aluna do IFNMG-Montes Claros Recebem Prêmio e Menção Honrosa no SBBD

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 09h00 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 09h00
imagem sem descrição.

No Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD), realizado entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023, dois membros da comunidade acadêmica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Montes Claros, foram agraciados com prêmios em reconhecimento ao seu trabalho na área de ciência da computação.

Anna Júlia Costa Lauton, graduanda do 10º período do curso de Ciência da Computação, e o professor Dr. Lúcio Fernandes Dutra Santos, membro do Laboratório de Análise de Dados do Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação (LAD-NDTI) e professor do curso de Ciência da Computação, se destacaram no SBBD deste ano.

O prêmio "Best-Paper" foi concedido ao artigo intitulado "Similarity Grouping by Influence: Exploring Result Diversification in Similarity Group-by Operators," no qual Anna Júlia Costa Lauton e o professor Lúcio Fernandes Dutra Santos, juntamente com seus colegas de pesquisa Willian Oliveira e Caetano Traina Júnior da Universidade de São Paulo (USP), foram autores. O artigo aborda a questão da sobrecarga de sistemas de engajamento cívico devido a imagens muito similares de um mesmo problema relatado por diferentes usuários. Ele apresenta uma solução inovadora na forma de um operador de agrupamento de imagens que simplifica a identificação de problemas semelhantes, contribuindo assim para a eficiência desses sistemas.

Além disso, o professor Lúcio Fernandes Dutra Santos também foi agraciado com uma menção honrosa por seu artigo intitulado "Planos físicos de consulta para Divisão Relacional", no qual ele colaborou com Letícia Lima, Enzo Seraphim e Luiz Olmes Carvalho da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), juntamente com o professor Marcos Bedo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Nesse trabalho, o professor Lúcio e sua equipe exploram a otimização de consultas em sistemas de banco de dados relacionais, com foco na operação desafiadora de divisão relacional. A pesquisa apresenta uma avaliação criteriosa de alternativas para tornar as consultas de divisão relacional mais eficientes, contribuindo para o avanço da área de bancos de dados.

A premiação no SBBD, um evento de abrangência na América Latina, é um reconhecimento merecido do trabalho realizado pelos alunos e professores do IFNMG. Além disso, mostra a relevância das atividades de pesquisa desenvolvidas na instituição para eventos especializados da área, consolidando a base para possíveis programas de pós-graduação no futuro.

A aluna Anna Júlia Costa Lauton e o professor Lúcio Fernandes Dutra Santos, juntamente com seus colaboradores, se juntam à lista de acadêmicos que estão fazendo a diferença no campo da ciência da computação, promovendo a excelência educacional e a pesquisa de qualidade no IFNMG-Montes Claros.