Portal IFNMG - IFNMG Campus Montes Claros realiza lançamentos de foguetes durante a realização da OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 16h34 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 11h27

Montes Claros, 19 de maio de 2023 - O IFNMG Campus Montes Claros foi palco de um emocionante evento na última sexta-feira, quando ocorreram os lançamentos de foguetes em conjunto com as avaliações da renomada Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O campus se tornou uma espécie de epicentro local do entusiasmo científico e da exploração espacial.

A competição contou com a presença de 48 alunos, que participaram da avaliação teórica e de 21 alunos que lançaram os foguetes, além dos vários observadores, demonstrando seus conhecimentos em astronomia e astronáutica. O clima era de expectativa e animação, à medida que os jovens estudantes mostravam suas habilidades e paixão pelo universo.

No entanto, o momento mais aguardado foi o lançamento dos foguetes na MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes). Três equipes dos cursos superiores do campus, Engenharia Química, Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, foram responsáveis pelos lançamentos e competiram entre si para ver quem alcançaria a maior distância.

O resultado foi impressionante! A equipe da Ciência da Computação conquistou o primeiro lugar dentre os participantes do campus, lançando um foguete que atingiu a incrível distância de 156 metros. A equipe da Engenharia Química não ficou muito atrás, alcançando uma distância respeitável de 109 metros. Já a equipe da Engenharia Elétrica se destacou com um lançamento de 96 metros.

"Estamos extremamente orgulhosos dos nossos alunos e de suas conquistas. Essa competição proporcionou uma experiência prática valiosa, além de estimular o interesse pela ciência e pela exploração espacial", declarou o professor Marcos Carvalho pelo evento.

Os participantes e espectadores foram unânimes em afirmar que o evento foi inspirador e deixou a todos maravilhados com o potencial dos jovens cientistas e engenheiros do campus Montes Claros. O IFNMG continua a incentivar seus alunos a explorar os limites do conhecimento e a buscar a excelência em suas áreas de estudo.

A OBA e a MOBFOG são iniciativas importantes para despertar vocações científicas e incentivar o estudo da astronomia e da astronáutica entre os estudantes brasileiros. Eventos como esse reforçam a importância do investimento em educação e na formação de novos talentos que contribuirão para o avanço científico e tecnológico do país.

O IFNMG Campus Montes Claros pode se orgulhar de ter sido palco desse evento extraordinário, que certamente ficará marcado na memória de todos os participantes e servirá como inspiração para futuras conquistas no campo da ciência e da exploração espacial.