Portal IFNMG - Setembro Azul. Você sabia? Ir direto para menu de acessibilidade.

Setembro Azul. Você sabia?

Publicado: Quarta, 01 de Setembro de 2021, 08h16 | Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 08h16
imagem sem descrição.

Com o objetivo de comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos e conscientização sobre a necessidade e importância da acessibilidade, setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, conhecido como Setembro Azul. A razão da escolha da cor azul, símbolo do movimento, remete a um passado lamentável e opressor, já que vem da Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais. Depois da guerra, essa cor se tornou uma referência ao que foi enfrentado e os surdos deram um novo significado aos acontecimentos, mostrando orgulho da sua identidade, sua história, língua e cultura. Muitas conquistas já foram obtidas, mas, ainda, há muito o que conquistar. O Setembro azul nos lembra da luta para quebrar barreiras e buscar uma sociedade cada vez mais inclusiva para todos os surdos, respeitando também a diversidade que existe na surdez e que é expressa de múltiplas formas através dos surdos usuários de línguas de sinais, surdos oralizados e implantados.

Conheça as datas, que nesse mês, retratam alguns momentos da história de resistência da comunidade surda:

Dia 6/09 a 11/09: lembram o Congresso de Milão de 1880 conferência internacional sobre educação das pessoas surdas com maioria ouvinte. Foi defendida a superioridade da língua falada e proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos.

Dia 23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais - data criada pela ONU em comemoração criação da Federação Mundial dos Surdos, instituição presente em mais de 100 países e que luta pelos direitos dos surdos

Dia 26/09: Dia Nacional do Surdo. Dia de fundação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos, a primeira escola para surdos do Brasil, em 1857. Nessa data são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania

Dia 30/09: celebra o Dia do Tradutor Interprete – Dia dos tradutores interpretes de línguas orais e de sinais. A comunidade surda tem conquistado seu espaço na sociedade e participa nos mais diversos setores. Diante disso, surdo usuário da língua de sinais, se depara com a dificuldade de comunicação com quem não sabe língua de sinais e assim, ambos precisam da mediação do tradutor intérprete. O dia não é comemorado e importante somente para os profissionais da área. Ele abrange os surdos, as famílias, instituições, empresas e a sociedade em geral.

Todos podemos participar da luta da comunidade surda, conhecendo, apoiando e difundindo sua rica cultura. Celebre o Setembro Azul!

Veja aqui o vídeo em Libras.