Portal IFNMG - IFNMG e Câmara Municipal de Montes Claros firmam convênio para produção de conteúdos para a TV Câmara Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 09 de Agosto de 2021, 08h28 | Última atualização em Segunda, 09 de Agosto de 2021, 08h58
imagem sem descrição.

A reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre, e o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues de Jesus, assinaram na manhã da última sexta-feira, dia 6, o termo de cooperação entre as duas instituições para o desenvolvimento, a produção e a editoração de programas e peças audiovisuais para compor a programação da TV Câmara. A assinatura aconteceu durante a solenidade de inauguração da sede própria do Legislativo Municipal.

Na ocasião, além do IFNMG, outras instituições, como a Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), firmaram parceira com a Câmara no sentido de expandir a programação do canal de TV, que atualmente faz apenas a cobertura do trabalho legislativo. “Além de transmissão de reuniões e audiências, vamos poder, juntamente com nossos parceiros, utilizar o canal com fins educativos”, afirmou Cláudio Rodrigues. O objetivo é manter 24 de programação, com grade própria, que incluirá, também, conteúdos nas áreas de saúde, esporte, prestação de serviços, lazer e cultura, entre outros temas de interesse e relevância para o cidadão.

Com atuação em todas essas frentes, o IFNMG terá muito a contribuir, como destaca a professora Joaquina Nobre. “A cooperação será importante para a divulgação do que desenvolvemos em termos de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, destacou a reitora. “Abre-se um horizonte sem fim”, comentou o diretor-geral substituto do Campus Montes Claros, Vitor Hugo Fernandes, ao vislumbrar as possibilidades de divulgação de informações e oportunidades do IFNMG, a exemplo dos processos de seleção de alunos. Para firmar a parceria com a Câmara, o IFNMG construiu, por meio de seu Departamento de Comunicação, um plano de trabalho, com a proposta de alguns programas a serem produzidos em parceria, com previsão para serem veiculados ainda este ano.

coletiva

Na coletiva de imprensa que antecedeu a cerimônia: o professor Vitor Hugo Fernandes; a reitora Joaquina Nobre, o vereador Cláudio
Rodrigues; o reitor da Unimontes, Antônio Alvimar Souza; e a vice-presidente da Câmara, Maria das Graças Gonçalves Dias

Laços estreitados

A cooperação firmada na semana passada é o desdobramento de uma parceria que vêm sendo fortalecida há meses entre as duas instituições. Em abril deste ano, o IFNMG e a Câmara de Montes Claros assinaram o protocolo de Intenções que abriu caminho para a cooperação técnica, científica e educacional, visando o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, e colocando servidores, dependências e equipamentos de ambas as instituições disponíveis para o desenvolvimento das ações.

Cláudio Rodrigues citou um desses projetos, que vem sendo gestado com o apoio do IFNMG. Trata-se da busca de uma solução tecnológica para que a Câmara implante um sistema eletrônico de gestão de processos e documentos, que garanta modernização, segurança e transparência aos trâmites do legislativo municipal e possibilidade de acompanhamento pelos cidadãos.

O vereador lembrou também os projetos de economia e sustentabilidade, previstos para as próximas fases de implantação da nova sede da Câmara, que preveem a parceria do IFNMG por meio do Campus Montes Claros, a exemplo da implantação e manutenção de sistema para aproveitamento de energia solar.