Portal IFNMG - Capacitação para Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis em Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Capacitação para Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis em Montes Claros

Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 18h01 | Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 18h02

Entre os dias 08 e 10 de setembro deste ano, a equipe do Projeto de Extensão "Construindo relações sustentáveis no entorno do IFNMG – Campus Montes Claros", coordenado pelo Professor Pedro H. de O. Gomes, realizou momentos de capacitação com grupos de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis das regiões dos bairros Village do Lago, Independência e Nova Morada, todos em Montes Claros, MG.

O Projeto, neste ano, acontece em parceria com a equipe de Trabalho Social realizado pela prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Esta equipe tem por objetivo a realização de ações de capacitação, valorização e socialização de residenciais construídos pelo Programa Federal "Minha Casa, Minha Vida", através de recursos da Caixa Econômica Federal. Tendo assim, o objetivo de atender a 09 residenciais consolidados na cidade. Sendo que estes foram subdivididos em três microrregiões, e em cada uma desta há uma equipe atuando.

Além das ações supracitadas, as equipes de Trabalho Social devem implementar, além de outras, Cooperativas de Catadores/as de Materiais Recicláveis de forma a atender e organizar os catadores e catadoras que residem nestes residenciais.

Sendo assim, a fim de fortalecer a consolidação das Cooperativas, deve-se oferecer momentos de capacitações aos catadores e catadoras. Algumas destas capacitações estão acontecendo em parceria com o IFNMG - Campus Montes Claros, através do projeto de extensão citado acima.

Nesta primeira capacitação realizada, discutiu-se com os presentes temas relacionados ao Meio Ambiente e alguns impactos ambientais causados por resíduos sólidos e outras ações humanas. Através de uma metodologia participativa e dialógica foi possível esclarecer conceitos como "ecossistema", "meio ambiente", "impactos ambientais" e outros. Além de favorecer um espaço dinâmico e democrático que estimulou a participação efetiva dos participantes na construção e compreensão do assunto discutido. 

No entanto, ficou evidente também a necessidade de ações que valorizem os sujeitos envolvidos no trabalho ambiental de coleta de materiais recicláveis, que apesar de oferecerem um trabalho essencial a sociedade e ao meio ambiente, ainda sofrem com preconceitos e estigmas sociais. E por isso é nítido em alguns a insegurança e o medo em se pronunciar e de se perceberem como sujeitos repletos de conhecimentos e experiências.

 

Capacitacao com Catadores e Catadoras da regiao do Independencia 2 08 09Capacitação com Catadores e Catadoras da região do Independencia (08/09/2020)

 

Capacitacao com Catadores e Catadoras da regiao do Moradas 09 e 10 09
Capacitação com Catadores e Catadoras da região do Nova Morada (09 e 10/09/2020)

 

Capacitacao com Catadores e Catadoras da regiao do Village 10 09 2
Capacitação com Catadores e Catadoras da região do Village (10/09/2020)

Fim do conteúdo da página