Oficina de programação realizada na Escola Estadual Claudemiro Alves Ferreira
No dia 29/09/2023 foi finalizada a oficina de “Introdução à programação com Scratch” realizada com alunos do 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Claudemiro Alves Ferreira. Essa foi a primeira turma da oficina de “Introdução à programação com Scratch” que faz parte do projeto de extensão "Desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental" realizado pelo IFNMG - Campus Januária sob coordenação da professora Cleiane Oliveira.
A oficina teve a duração de 23 horas, 13 alunos concluintes e foi ministrada pelo acadêmico do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Murilo Correa Borges. O objetivo da oficina foi apresentar conceitos iniciais sobre informática e programação através da ferramenta Scratch para a construção de aplicações para demandas do dia a dia dos alunos.
Os alunos construíram aplicações tratando temas como educação, aquecimento global, história do Brasil e poluição dos oceanos. Os trabalhos podem ser conferidos nos links abaixo.
Labirinto da Matemática - https://scratch.mit.edu/projects/898382861
Poluição dos Oceanos - https://scratch.mit.edu/projects/893264727
História do Brasil - https://scratch.mit.edu/projects/898296591
Educação - https://scratch.mit.edu/projects/894851394
Aquecimento global - https://scratch.mit.edu/projects/898318308
Educação - https://scratch.mit.edu/projects/898298008
Quiz matemática - https://scratch.mit.edu/projects/899991569
Organização - https://scratch.mit.edu/projects/892536977
Musica - https://scratch.mit.edu/projects/886674550
Quiz Musica - https://scratch.mit.edu/projects/899430044
Limpeza - https://scratch.mit.edu/projects/898298427
Jogo - https://scratch.mit.edu/projects/898570591
Jogo da Memória - https://scratch.mit.edu/projects/900383933
O projeto "Desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental" foi pensado para que os alunos atendidos desenvolvam habilidades relacionadas ao pensamento computacional a partir do ensino da programação.
A realização das oficinas possibilita aos alunos atendidos utilizar recursos tecnológicos como ferramenta para aplicação em situações do cotidiano de forma criativa na resolução de problemas e consigam acompanhar de forma ativa as demandas atuais da sociedade.
Espera-se também que seja despertada a curiosidade sobre a área de computação como possibilidade de carreira profissional e que esses alunos não sejam meros consumidores de tecnologia para serem pessoas criativas capazes de desenvolver artefatos para resolução de problemas do cotidiano.
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