Portal IFNMG - "Tributo à Cultura Indígena: Projeto 'Saberes e Vivências dos Povos Indígenas' Transforma o Campus Januária em Espaço de Conhecimento e Reflexão" Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 12h20 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 13h55

Brasil Indigena2

O projeto de ensino "saberes e vivências dos povos indígenas" teve sua culminância no dia 30/08/2023, foi desenvolvido em sala de aula pelos docentes do Nucleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) no campus Januária.

O projeto desenvolvido pelo corpo docente do IFNMG promove a inclusão do estudo da cultura indígena no currículo escolar objetivando a superacão do silenciamento e invisibilidade da cultura dos povos indígenas no sistema educativo.

Nesse sentido, ao longo do mes de Agosto, em comemoração ao dia internacional dos povoa indígenas, foram desenvolvidas uma serie de atividades sobre diversas tematicas como: violência contra os povos indígenas ao longo da história, literatura de autoria indígena, indigenas e a preservação ambiental, localizacao Territorial, cultura, demarcação das terras indígenas, agricultura e hábitos alimentares e representatividade indígena no meio digital. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes foram expostos no campus. Os estudantes do 3° ano do curso técnico em Informática para a Internet produziram um diagnóstico dos indígenas no meio digital e organizaram essas informações no formato de revista.

CLIQUE AQUI e faça o download da revista.