Portal IFNMG - Portal IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão: “Mandala Evolutiva: Uma metodologia alternativa para o ensino de Botânica"

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 11h29 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 06h33
imagem sem descrição.

O projeto de extensão denominado “Mandala evolutiva: Uma metodologia alternativa para o ensino de botânica” conduzido pela docente Samara Arcanjo e Silva tem como objetivo de desenvolver uma metodologia alternativa que busque transformar o ensino-aprendizagem de botânica em algo mais atrativo e contextualizado, superando o atual modelo amplamente descritivo adotado na maioria das instituições de ensino do país. As ações desenvolvidas nesse projeto são:

1. Planejamento e execução da instalação de microambientes adequados aos grupos evolutivos de plantas;

2. Contextualização da relação homem-planta, valorizando a flora local;

3. Implantação de um jardim didático com espécies vegetais destes grupos evolutivos;

4. Proposição de atividades educativas que permitam adquirir conhecimentos práticos acerca de conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula;

5. Multiplicação da concepção de espaços não formais para a educação com o intuito de contribuir para a melhoria dos níveis de ensino na região.

Diante das perspectivas acerca do estudo, nota-se que com a implantação da mandala evolutiva e a criação de propostas educativas que utilizem o espaço, espera-se incentivar o uso de espaços alternativos para o ensino-aprendizagem de botânica na região, superando a abordagem tradicionalmente conteudista. Isto porque a mandala evolutiva fará parte da Trilha Agroecológica do campus, a qual é aberta à visitação e ao desenvolvimento de atividades educativas pelas escolas de Araçuaí e região. Além disto, também espera-se que o desenvolvimento do projeto em parceria com docentes e discentes da Rede Estadual de Educação e utilizando poucos recursos financeiros, incentive a criação de espaços semelhantes nas escolas.

O projeto conta com a parceria da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim (Povoado de Alfredo Graça). A equipe executora do projeto é composta por Samara Arcanjo e Silva (Docente); Adriene Matos dos Santos (Técnica administrativa); Larissa Duarte Araújo Pereira (Docente); Crescêncio Gusmão Castro (discente - Agroecologia); Amanda Keny Rodrigues Silva (discente - Agroecologia); Gabriel Ferreira Vieira (discente - Meio Ambiente); Vitória Moreira Prates (discente - Engenharia Agrícola e Ambiental); Apoio dos servidores terceirizados do campus.

Acesso Rápido

1cursos
2estude no ifnmg
3concursos
 
4ead
5assistencia estudantil
6perguntas
 
7relacoes internacionais
8gestão de pessoas
9contatos

 

 
 

 

 
Capa rodape PDI
 
 
 
 
 
 
 
 
stelaexperta 
Fim do conteúdo da página