Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica
Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica
O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como objetivo capacitar graduados, bacharéis e/ou tecnólogos que atuam ou pretendem atuar na educação profissional e tecnológica, especialmente nos Cursos Técnicos de Nível Médio e estimular a produção e difusão de conhecimento sobre a EPT como campo de estudos, bem como promover a Educação a Distância como estratégia educativa, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica.
Título do Curso: Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica
Área do Conhecimento: Educação
Modalidade: Educação a distância
Carga Horária: 480 horas
Número de Vagas: 300
Local de Funcionamento: Centro de Referência em Formação e Educação a Distância – IFNMG- Montes Claros-MG
Período de Realização: 2022/2023
Duração: 12 meses
Público Alvo: O curso é destinado, prioritariamente, a bacharéis e tecnólogos que atuam ou pretendem atuar na educação profissional, com destaque para o magistério nos cursos técnicos de nível médio das redes de educação profissional e tecnológica. As vagas remanescentes serão disponibilizadas aos demais interessados.
Pré Requisitos: Ser servidor público, docente ou técnico, integrante das redes públicas federal, estadual ou municipal que atuam ou desejam atuar nas ofertas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente para os Cursos Técnicos de Nível Médio.
Perfil do Egresso: Ao fim do curso, o egresso estará capacitado para implementar as seguintes competências:
I. preparar uma aula ou atividade equivalente, teórica e prática, constante de um Projeto Pedagógico de Curso Técnico;
II. lecionar com desenvoltura as atividades constantes da sua área de formação;
III. elaborar planos de ensino e planos de aula para as unidades a que estiver habilitada a lecionar;
IV. elaborar e implementar um processo avaliativo afinado aos princípios gerais da Educação Profissional;
V. aplicar recursos tecnológicos e da Educação a Distância em atividades educativas;
VI. participar do planejamento educativo de sua instituição de ensino;
VII. planejar e executar projetos de pesquisa e de extensão, articulados ao ensino, em Educação Profissional;
VIII. organizar e compor equipe de trabalho para elaboração de projetos pedagógicos de cursos técnicos de nível médio presencial ou a distância;
IX. inserir-se no campo de estudo “Educação Profissional e Tecnológica”, por meio de sua epistemologia, didática, metodologia e práxis;
X. planejar e implementar práticas pedagógicas inclusivas para alunos com deficiência, garantindo acesso aos componentes curriculares trabalhados a todos.
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