Portal IFNMG - Publicado edital para seleção de quilombolas para curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola em Janaúba e Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Publicado edital para seleção de quilombolas para curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola em Janaúba e Januária

Publicado: Terça, 21 de Maio de 2024, 14h11 | Última atualização em Terça, 21 de Maio de 2024, 14h21

Banner parfor licenciatura educação quilombola.png

O IFNMG publicou nesta terça-feira (21/5) edital para seleção de quilombolas que desejam fazer curso de graduação em Licenciatura em Educação Escolar Quilombola. O curso faz parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR EQUIDADE, da CAPES. Os estudantes quilombolas selecionados receberão bolsa de estudos de R$ 700 mensais durante os 4 anos do curso.

O curso será ofertado pelos campi Janaúba e Januária de forma presencial na modalidade de alternância no período noturno. Em Janaúba, 15 vagas são para profissionais que atuam nas escolas quilombolas e 15 vagas para as comunidades remanescentes de quilombo de Janaúba e região. Em Januária, todas as 30 vagas são para os quilombolas. 

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas de 27 de maio a 21 de junho de 2024, mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível neste link, incluindo o envio dos documentos comprobatórios. Par ase inscrever é necessário ter concluído o Ensino Médio e ter o currículo cadastrado na Plataforma Freire.

A seleção será feita por meio da análise de uma carta de intenção e da análise de experiências na educação, educação escolar quilombola, nas ações comunitárias, no movimento quilombola e na luta por direitos. 

Educação Quilombola

A educação quilombola é uma modalidade de ensino que segue as Diretrizes Curriculares  Nacionais para Educação Escolar Quilombola e orienta como deve ser regulada a educação nas escolas localizadas dentro dos quilombos e as escolas que recebem alunos/as quilombolas. 

O curso de Licenciatura  tem objetivo de fortalecer e melhorar a educação básica ofertada nas comunidades quilombolas, contribuindo com uma educação que se fundamente na vida e no trabalho da própria comunidade.

 

Todos os documentos relativos ao processo seletivo estão neste link.

Fim do conteúdo da página