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Vamos falar sobre isso?

Publicado: Terça, 28 de Janeiro de 2020, 13h35 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 14h27

Dinâmicas e Atividades 

Dinâmica – “Casos e Acasos”
Essa atividade terá como objetivo encorajar os adolescentes a buscarem soluções decisivas para as situações de preconceito racial e atitudes discriminatórias da vida real.

Recursos necessários: Sala ampla e confortável que permita a formação de grupos, folhas de papel-sulfite e folhas com situações descritas.
O que você deverá fazer
1. Dividir a turma em grupos de cinco participantes.
2. Entregar para cada grupo uma descrição de uma situação diferente, para que o grupo discuta e tome uma decisão a respeito.
3. Solicite o grupo a desenvolver as seguintes atividades na folha de papel-sulfite
• Apontar as ações e/ou atitudes discriminatórias, bem como as conseqüências desvantajosas para o discriminado para cada uma das situações propostas.
• Identificar uma única decisão para o caso.

Pontos para discussão:
a) A decisão tomada pode ter consequências graves?
b) Dificuldade (s) para tomar a decisão? Por quê?
c) Fazer uma comparação com outras ações discriminatórias presenciadas no ambiente escolar.
d) Qual (is) o(s) critério(s) utilizado(s) para tomar(em) tal (is) decisão (ões)?

Exemplos de situações:
Situação 1:
“Levamos nosso afilhado de três anos numa festa e uma criança, da mesma idade, disse pra ele: Minha mãe detesta gente preta e eu também.”
Situação 2:
“Brancos ganham em média 40% a mais do que negros ou pardos com a mesma faixa de escolaridade.”

Situação 3:
“João é um vendedor de uma loja de eletro-eletrônicos, 28 anos, casado, pai de três filhos. Se autoclassifica como negro. Trabalha nessa loja há cinco anos. Ingressou como fiscal de salão (segurança) e trabalhou durante dois anos nessa função e trabalhava, há três anos, como vendedor. No momento da entrevista, a loja passava por uma reestruturação em termos de perfil de consumidor - estavam optando por vender mercadorias mais caras – e havia uma discussão em torno do perfil de João para continuar trabalhando. Agora que o subgerente saiu foi que ele me falou que eles queriam me mandar embora por eu não alcançar o perfil da loja. Eu não me enquadro ao perfil da loja porque sou negro e sou alto. Não pela altura e sim por eu ser negro (...) Eles estão procurando atingir um público que não pode ter um negro pra ficar atendendo essas pessoas.”

Situação 4:
“É dia 20 de Novembro. Dia da Consciência Negra! O professor de Língua Portuguesa solicita que as crianças procurem o significado de brancos e negros no dicionário. Um grupo de crianças vai ao dicionário, procura e encontra as seguintes definições:
Branco: “Brilhante. Da cor da neve, do leite, da cal. Alvo, claro, translúcido. Homem de pele clara. Sem mácula, inocente, puro, cândido, ingênuo. Pessoa de alto nível social. Incapacidade de recordar-se de algo”.
Negro: “De cor preta. Diz-se de indivíduo de etnia ou raça negra. Sujo, encardido, preto. Muito triste. Melancólico, funesto, lutuoso. Maldito, sinistro. Perverso, nefando. Escravo. Trabalhar como um negro’. Trabalhar muito.”
(Fonte: FERREIRA. Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o Dicionário da Língua Portuguesa. 3ªed. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1999)
O professor teve uma atitude silenciosa a tais questões. Dizendo que as mesmas não tinham relação com o contexto da aula.”
Situação 5:
“Júlio, 38 anos, médico ortopedista, retrata que sempre ao atravessar a rua com o sinal fechado ouve o som das portas dos carros se trancando.”
Situação 6:
“Alex, 42 anos, morador em um condomínio de luxo no interior de Minas Gerais. Sempre que duas “velhinhas” o encontram no elevador social do prédio dizem: - Como filho? Você não deveria entrar pelo de serviço? Não... eu sou proprietário e vizinho de uns dos apartamentos.”
Professor, de acordo com o conhecimento das turmas em que trabalha, em relação a valores, preconceitos e estereótipos raciais, você poderá acrescentar ou adaptar diversas situações vivenciadas em sala de aula.

ATIVIDADE 2:


Após as discussões da atividade 1 o professor pode utilizar a música intitulada Ilê para somar composição: Valmir Brito; Armandinho Áras; Levis Menezes . Caso o professor não tenha acesso ao áudio pode utilizar o vídeo clip disponível em:
http://ile_aiye.hipermusicas.com/ile_para_somar/
Agora apresente à turma a letra da música:
Sem facções,
Sem transmutação da cor, sem lágrimas nem dor
Não há submissão da raça pirraça pirraça...
Sem lágrimas, nem dor
Só mesmo o criador
Se vê o passado o tempo levou
Hoje a expressão do negro
É só amar
Hoje a expressão do negro e liberdade
É certo futuro vai estar no presente
Um militante ex-não combatente
Um dissidente negro traidor
Saudades daqueles
Que não voltam atrás
Sem dividir seremos sempre mais
Sem dividir esse meu eu será você
Adoro ilê, tenho orgulho ilê
É o mais pleno e invulgar respeito
Na sua trajetória
Tornou-se um monumento
Irreverente dessa nossa história
Ilê ilê ilê ilê
Aiyê


Observação: Por meio dessa atividade lúdica, o professor poderá difundir, além da música, as diversas formas de manifestações da cultura negra em nossa sociedade, tais como: brincadeiras, movimentos sociais, esportes, dentre outras, visando agregar todos na luta contra as formas discriminações raciais no contexto escolar.

Pontos para discussão:

• As contribuições da população negra para a constituição do povo brasileiro.
• O “mito da democracia racial”, ou seja, reconhecer a existência do racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros.
• O que a música que dizer no trecho: “Não há submissão da raça pirraça pirraça...”?
• No trecho “Sem dividir seremos sempre mais” o professor pode abordar as questões de marginalização e exclusão dos negros.
• “Sem dividir esse meu eu será você”, o professor deve enfatizar os diversos aspectos da história da cultura que caracteriza a formação da população brasileira.

Lembre-se: O professor poderá abordar outras expressões e/ou trechos da música à medida que achar pertinente.
Professor, para o fechamento da atividade e relacionamento com as demais, discuta com os alunos o significado de algumas expressões e relacione com o cotidiano dos alunos, as situações relatadas pela turma no debate anterior, e os direitos do cidadão negro quanto no convívio na sociedade.

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