Portal IFNMG - Divulgado edital para seleção de candidatos ao Mestrado Profissional em Reprodução e Nutrição Animal para o segundo semestre de 2021 Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 27 de Maio de 2021, 16h35 | Última atualização em Sexta, 28 de Maio de 2021, 08h07

PPGVET 2021

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) divulgou na terça-feira (25/05) o edital nº 56/2021 abrindo o processo de seleção de candidatos ao Mestrado Profissional em Reprodução e Nutrição Animal do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (PPGVet) para ingresso no segundo semestre de 2021. O mestrado é gratuito e ofertado na modalidade presencial com aulas no IFNMG – Campus Salinas.

O edital e todos os demais documentos relativos ao processo de seleção podem ser acessados neste link.

Serão disponibilizadas até 14 vagas, distribuídas entre as três linhas de pesquisa: “Reprodução animal” (4 vagas), “Nutrição animal” (6 vagas) e "Sanidade aplicada à reprodução e nutrição animal" (4 vagas) . No formulário da inscrição, o candidato deverá escolher uma dessas linhas. Podem se candidatar portadores de diploma (ou documento equivalente) de graduação em Medicina Veterinária ou áreas afins, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições serão realizadas apenas de forma remota através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., da 0:00 hora de 31 de maio até às 23:59 horas de 13 de junho de 2021.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da inscrição deve ser gerado no site do Tesouro Nacional, conforme instruções disponíveis na página do programa.

Processo Seletivo

A seleção terá as seguintes etapas: Prova de Títulos (eliminatória e classificatória); Arguição (eliminatória e classificatória).

O curso

A proposta do mestrado profissional, o primeiro em Medicina Veterinária da região Norte e Nordeste de Minas Gerais, vem ao encontro das necessidades de desenvolvimento socioeconômico do semiárido brasileiro visa dar solução aos gargalos da produção animal. Além de outras ações, pretende-se formar profissionais que se aprimorem na pós-graduação, cujo foco será solucionar de forma prática e objetiva, com rigor científico, as dificuldades do segmento.

O egresso do programa terá formação especializada e terá aprimorada a capacidade de empreender, inovar e aplicar tecnologias em reprodução e nutrição animal. Espera-se que o egresso seja capaz de solucionar problemas dos sistemas de produção animal, bem como propiciar o desenvolvimento econômico sustentável.

Para a obtenção do título de mestre, o discente deverá cursar um mínimo de 18 créditos e realizar a defesa da dissertação e/ou produto final.