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Campus Montes Claros apresenta trabalhos no 10º Fórum Biotemas na Educação Básica

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2013, 07h56 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2013, 08h04

O Fórum Biotemas na Educação Básica é um evento realizado anualmente pela Universidade Estadual de Montes Claros, através do Departamento de Estágios e Práticas Escolares. O principal objetivo é representar um espaço de construção coletiva, entre as diversas áreas do conhecimento e diálogo entre Universidade e a Educação Básica.
  
O evento se destaca por representar também um espaço de difusão de produções técnico-científicas, troca de experiências e inovações, favorecendo, assim a intervenção de futuros profissionais na prática social.
  
As apresentações orais e pôster aconteceram na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro. Foram selecionados para o evento, cinco resumos de professores e alunos do Campus Montes Claros, dos trabalhos de Iniciação Científica, sendo eles:
  
1. Curso de Linguagem de Programação para Alunos do Ensino Médio, apresentado pelos discentes Camila Rocha Lopes e Gabriel Silva Lopo Ramos, do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, orientados pela Professora Luciana Balieiro Cosme.

O curso foi uma das iniciativas do projeto de pesquisa "Estratégias Pedagógicas para o Processo de Ensino-Aprendizagem de Algoritmos" desenvolvido no Campus Montes Claros, com objetivo de motivar o estudo e a aprendizagem dos alunos de Ensino Médio, no estudo das disciplinas que envolvem algoritmos e programação. Por meio do curso, foi possível perceber a importância das atividades complementares para ampliar as oportunidades de aprendizagem dos alunos e também como forma de incentivar o compartilhamento de conhecimento.
  
2. Extração Química e Caracterização da Mamona (ricinus communis l.), apresentado pelo discente Vinícius Oliveira Viana, do Curso de Engenharia Química e orientado pelos Professores Cristina Jardim Rodrigues e Francisco Frederico Pelinson.

O óleo da mamona é aplicável como matéria-prima para produzir diversos produtos em vários ramos da indústria química, produtos tais como cosméticos, graxas, polímeros, lubrificantes, vernizes, tintas, espumas. O objetivo principal do projeto foi avaliar por parâmetros químicos e bioquímicos a qualidade da matéria – prima, o rendimento da extração química e o potencial de armazenamento do óleo de mamona (Ricinus communis L.) oriundo da região do norte de Minas Gerais. Foi realizada uma revisão bibliográfica minuciosa e detalhada, com o intuito de reunir informações específicas a cerca dos procedimentos que seriam realizados com a mamona, como extração, caracterização e estocagem.
  
3. Água: Uso, Reuso e Preservação, apresentado pelos discentes Hiago Fonseca e Jonathan Mota, do 2º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, orientados pela Professora Cristina Jardim Rodrigues

O projeto visou conscientizar a população e a comunidade escolar, mediante duas etapas metodológicas: primeiramente a identificação do uso rotineiro da água pela comunidade local e posteriormente uma segunda etapa, que diz respeito à conscientização, como deve ser reaproveita a água, de maneira sustentável, por meio de palestras e panfletos.

4. O uso da Linguagem C na Resolução de Problemas da Engenharia Química, apresentado pelo discente Jhean Marcel Soares Costa, orientado pelo Professor Renato Afonso Cota Silva.

O objetivo do trabalho foi o de conhecer de forma aprofundada a Linguagem de Programação C, analisar uso dessa linguagem na resolução de determinados problemas da engenharia química e implementar o cálculo das temperaturas bidimensionais da coluna de um forno industrial em oito pontos fixo e a taxa de transferência de calor para a corrente de ar. Como resultado foi possível  mostrar que a Linguagem C pode ser usada como ferramenta para ajudar na resolução de problemas na engenharia química de forma eficiente e viável. A rotina implementada no trabalho efetuou cálculos das oito variáveis no sistema apresentado por meio do método interativo de interpolação de Gauss-Sidel. E por fim, com os resultados obtidos determinou a taxa de transferência de calor da fornalha para uma determinada corrente de ar constante.

5. Construção de uma Bobina de Tesla, desenvolvido pelo discente Samuel Souza orientado pelo Professor Douglas Ângelo Teixeira.

A bobina de tesla foi inventada no final do século XIX, pelo físico Nikola Tesla. Ele tinha a intenção de mudar o modo tradicional de transmissão de eletricidade. Então, na busca de uma solução para resolver esse problema, construiu uma bobina capaz de gerar um campo eletromagnético grande o suficiente para conseguir acender lâmpadas a grandes distâncias.  O objetivo deste trabalho é a construção de uma bobina de Tesla a ser utilizada em demonstrações de fenômenos elétricos na disciplina de Eletromagnetismo do curso de Eletrotécnica.  Com a construção deste equipamento foram realizados vários experimentos relacionados às altas tensões para demonstrar e estudar diversos conceitos, tais como, a ionização de gases e a quebra da rigidez dielétrica do ar, atendendo de forma satisfatória a expectativa no desenvolvimento deste trabalho.

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Foto 1: Apresentação do pôster Curso de Linguagem de Programação para Alunos do Ensino Médio.

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Foto 2: Apresentação dos pôsteres Extração Química e Caracterização da Mamona (ricinus communis l.)  e O uso da Linguagem C na Resolução de Problemas da Engenharia Química.

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Foto 3: Pôster Construção de uma Bobina de Tesla

O Fórum Biotemas na Educação Básica é um evento realizado anualmente pela Universidade Estadual de Montes Claros, através do Departamento de Estágios e Práticas Escolares. O principal objetivo é representar um espaço de construção coletiva, entre as diversas áreas do conhecimento e diálogo entre Universidade e a Educação Básica.

 

O evento se destaca por representar também um espaço de difusão de produções técnico-científicas, troca de experiências e inovações, favorecendo, assim a intervenção de futuros profissionais na prática social.

 

As apresentações orais e pôster aconteceram na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro. Foram selecionados para o evento, cinco resumos de professores e alunos do Campus Montes Claros, dos trabalhos de Iniciação Científica, sendo eles:

 

1. Curso de Linguagem de Programação para Alunos do Ensino Médio, apresentado pelos discentes Camila Rocha Lopes e Gabriel Silva Lopo Ramos, do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, orientados pela Professora Luciana Balieiro Cosme.

O curso foi uma das iniciativas do projeto de pesquisa "Estratégias Pedagógicas para o Processo de Ensino-Aprendizagem de Algoritmos" desenvolvido no Campus Montes Claros, com objetivo de motivar o estudo e a aprendizagem dos alunos de Ensino Médio, no estudo das disciplinas que envolvem algoritmos e programação. Por meio do curso, foi possível perceber a importância das atividades complementares para ampliar as oportunidades de aprendizagem dos alunos e também como forma de incentivar o compartilhamento de conhecimento.

 

2. Extração Química e Caracterização da Mamona (ricinus communis l.), apresentado pelo discente Vinícius Oliveira Viana, do Curso de Engenharia Química e orientado pelos Professores Cristina Jardim Rodrigues e Francisco Frederico Pelinson.

O óleo da mamona é aplicável como matéria-prima para produzir diversos produtos em vários ramos da indústria química, produtos tais como cosméticos, graxas, polímeros, lubrificantes, vernizes, tintas, espumas. O objetivo principal do projeto foi avaliar por parâmetros químicos e bioquímicos a qualidade da matéria – prima, o rendimento da extração química e o potencial de armazenamento do óleo de mamona (Ricinus communis L.) oriundo da região do norte de Minas Gerais. Foi realizada uma revisão bibliográfica minuciosa e detalhada, com o intuito de reunir informações específicas a cerca dos procedimentos que seriam realizados com a mamona, como extração, caracterização e estocagem.

 

3. Água: Uso, Reuso e Preservação, apresentado pelos discentes Hiago Fonseca e Jonathan Mota, do 2º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, orientados pela Professora Cristina Jardim Rodrigues

O projeto visou conscientizar a população e a comunidade escolar, mediante duas etapas metodológicas: primeiramente a identificação do uso rotineiro da água pela comunidade local e posteriormente uma segunda etapa, que diz respeito à conscientização, como deve ser reaproveita a água, de maneira sustentável, por meio de palestras e panfletos.

 

4. O uso da Linguagem C na Resolução de Problemas da Engenharia Química, apresentado pelo discente Jhean Marcel Soares Costa, orientado pelo Professor Renato Afonso Cota Silva.

O objetivo do trabalho foi o de conhecer de forma aprofundada a Linguagem de Programação C, analisar uso dessa linguagem na resolução de determinados problemas da engenharia química e implementar o cálculo das temperaturas bidimensionais da coluna de um forno industrial em oito pontos fixo e a taxa de transferência de calor para a corrente de ar.Como resultado foi possível mostrar que a Linguagem C pode ser usada como ferramenta para ajudar na resolução de problemas na engenharia química de forma eficiente e viável. A rotina implementada no trabalho efetuou cálculos das oito variáveis no sistema apresentado por meio do método interativo de interpolação de Gauss-Sidel. E por fim, com os resultados obtidos determinou a taxa de transferência de calor da fornalha para uma determinada corrente de ar constante.

 

5. Construção de uma Bobina de Tesla, desenvolvido pelo discente Samuel Souza orientado pelo Professor Douglas Ângelo Teixeira.

A bobina de tesla foi inventada no final do século XIX, pelo físico Nikola Tesla. Ele tinha a intenção de mudar o modo tradicional de transmissão de eletricidade. Então, na busca de uma solução para resolver esse problema, construiu uma bobina capaz de gerar um campo eletromagnético grande o suficiente para conseguir acender lâmpadas a grandes distâncias. O objetivo deste trabalho é a construção de uma bobina de Tesla a ser utilizada em demonstrações de fenômenos elétricos na disciplina de Eletromagnetismo do curso de Eletrotécnica. Com a construção deste equipamento foram realizados vários experimentos relacionados às altas tensões para demonstrar e estudar diversos conceitos, tais como, a ionização de gases e a quebra da rigidez dielétrica do ar, atendendo de forma satisfatória a expectativa no desenvolvimento deste trabalho.

 

Foto 1: Apresentação do pôster Curso de Linguagem de Programação para Alunos do Ensino Médio

Foto 3: Pôster Construção de uma Bobina de Tesla

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