Portal IFNMG - IFNMG – Campus Montes Claros sediará a XVIII Maratona de Programação Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG – Campus Montes Claros sediará a XVIII Maratona de Programação

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2013, 09h31 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2013, 08h04

Banner Maratona de Programação

Habilidade, concentração e raciocínio lógico. É nessa tríade que centenas de estudantes de todo o País se lançam para participar da XVIII Maratona Brasileira de Programação, evento que é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Esta é a primeira vez que o IFNMG sediará a primeira fase da Maratona de Programação, a qual acontecerá neste próximo sábado (14/09), a partir das 9 horas, no Campus Montes Claros.

Os times são formado por três alunos que, recebem de 10 a 12 problemas com o desafio de resolvê-los no menor tempo possível. A Maratona de Programação é um evento nacional que acontece em duas fases: a primeira fase é regional, acontecendo em várias cidade do Brasil e a segunda fase é a final brasileira, que reúne os 50 melhores times do país. Os quatro melhores times da final representarão o Brasil no ACM ICPC – International Collegiate Programming Contest, evento mundial que reúne os melhores programadores do mundo.

Nesta primeira fase, a XVIII Maratona Brasileira de Programação reúne 590 times de 181 Instituições de Ensino Superior. São 42 sedes espalhadas pelo Brasil. Ainda de acordo com Renato Cota, Diretor da Sede Montes Claros, a final nacional será na cidade de Uberlândia/MG e reunirá os 60 melhores times nos dias 8 e 9 de novembro de 2013.

Participarão da 1ª fase regional Norte Mineira 14 times de quatro instituições: IFNMG – Campus Montes Claros, UNIMONTES, Faculdades Santo Agostinho, e Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit).

O grupo que representa o IFNMG é formado por alunos do curso de Ciência da Computação do Campus Montes Claros.

“O time primeiro colocado garantirá uma vaga para a final brasileira que acontecerá no dia 15 de novembro em Uberlândia/MG. Além do primeiro colocado que recebe a vaga e o troféu de campeão, os seis primeiros colocados na eliminatória do Norte de Minas receberão medalhas como premiação.”, adianta o professor Renato Cota.

Na sede Montes Claros a competição acontecerá no prédio de ensino do IFNMG – Campus Montes Claros, conforme programação abaixo:

09:00 h – Chegada e credenciamento dos times
09:30 h – 10:20 h – Preleção
10:30 h – 11:30 h – Warm Up (Sessão de aquecimento)
11:40 h – 13:20 h – Almoço (será servido almoço no Restaurante do Campus Montes Claros)
13:30 h – Sorteio dos computadores para os times
14:00 h – Início da prova
19:00 h – Término da prova
19:15 h – Divulgação do resultado e premiação

A sede de Montes Claros conta com o patrocínio das empresas ATS Informática e Tectotum Tecnologia.

INFORMAÇÕES: http://maratona.ifnmg.edu.br
TELEFONES: (38) 2103-4124