Portal IFNMG - II Jornada Pedagógica do Campus Montes Claros - "Educação Profissional: Reflexões e Construções" Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2012, 11h23 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2012, 11h13

jornada pedagogica

Profª Iza Manuella falando sobre a natureza dos cursos técnicos

Nos dias 30 e 31 de janeiro, os servidores do Departamento de Ensino do IFNMG – Campus Montes Claros participaram da II Jornada Pedagógica, que teve como tema “Educação Profissional: Reflexões e Construções”.

A abertura foi realizada pelo Diretor-Geral Substituto, Professor Nelson Licínio Campos de Oliveira e pela Diretora do Departamento de Ensino, Professora Mírian Rejane Magalhães Mendes.

A Diretora de Ensino abriu o evento fazendo uma reflexão sobre superação. A partir da exibição de um vídeo sobre a vida do artista Tony Melendez, ela fez analogias entre as atitudes positivas do mesmo frente aos obstáculos e as dificuldades vivenciadas no âmbito do Campus Montes Claros no desenvolvimento das ações administrativas e pedagógicas, ao longo do ano de 2011. Ela enfatizou que tais dificuldades só foram superadas devido ao esforço individual e coletivo, o que demonstra o compromisso e o empenho dos servidores com a Instituição.

A jornada começou com um ritmo de entrosamento e participação de todos no debate que surgiu após a mesa redonda “Natureza dos Cursos Técnicos”, da qual participaram as convidadas Maria Aparecida Colares Mendes, Diretora de Ensino da Reitoria; Iza Manuella Aires Cotrim Guimarães, Coodenadora de Ensino do Campus Januária e as Professoras Cristina Jardim Rodrigues e Luciana Balieiro, ambas do Campus Montes Claros.

A participação dos servidores foi constante durante todo o evento. Os relatos de experiências, bem como as reflexões, sugestões e críticas, possibilitaram avançar na construção de documentos que regulamentarão o processo de avaliação no Campus. A apresentação das ações desenvolvidas e das perspectivas dos diversos setores que compõem ou trabalham de forma articulada com a Diretoria de Ensino, como Coordenação de Registros, Extensão, Pesquisa e Inovação e Núcleo de Ações Inclusivas, possibilitou o entendimento da necessária integração entre eles para a construção de uma Instituição que propicie todas as condições para o pleno desenvolvimento dos seus alunos.

A II Jornada Pedagógica foi conduzida de forma democrática e participativa, tendo como um de seus principais objetivos o envolvimento de todos na construção de uma Escola que atenda aos anseios da comunidade em relação à Educação Profissional.