Portal IFNMG - Alunas de IFNMG-Campus Januária recebem menção honrosa do Google Play Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunas de IFNMG-Campus Januária recebem menção honrosa do Google Play

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 14h35 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 15h01

IMG_0264.JPG

As alunas Gabriela Amaro dos Santos e Samara Matos Amaral, ambas do 2° ano do técnico em informática para web integrado ao ensino médio do Campus Januária, receberam menção honrosa do desafio Change the Game, promovido pelo Google Play.

O desafio Change the Game é uma iniciativa do Google Play para apoiar e incentivar a representatividade feminina no mundo dos jogos para celular. Segundo dados apresentados pela ferramenta,  apesar de 59% dos jogadores de jogos eletrônicos serem mulheres, elas representam somente 13% dos candidatos para a carreira de desenvolvedor no Brasil.

As discentes, além de receberem menção honrosa, terão acesso a 16 cursos online com os fundamentos da programação para desenvolvimento de jogos (aproximadamente 140 horas).

Para concorrer elas apresentaram uma ideia de jogo baseado na pergunta “O que eu quero ver no futuro?” detalhando qual seria a motivação do jogo, gênero, funcionamento e recursos do celular que seriam utilizados.

Segundo Samara, a sua ideia foi voltada para a preservação da natureza. “Minha ideia de jogo foi unir tecnologia e preservação da natureza, dois temas que acredito estar dentro do desafio, esclareceu a estudante.

Ainda para Samara, o jogo gira basicamente em torno de uma história central, de um garoto ciborgue que possui a missão de resgatar as memórias dos humanos sobre a Terra.

Samara disse também  que quanto a forma de jogar, ela se  inspirou bastante em um jogo que gosta muito, "Gorogoa", pois ele possui uma maneira muito interessante de interagir com os objetivos e pessoas do cenário,   se tornando praticamente um enigma. "São quatro imagens, é possível arrastá-las e mudar o cenário de cada uma de forma que é possível a interação de cada cenário, mesmo eles sendo diferentes", reforçou a estudante.

Já Gabriela, propôs uma ideia de jogo FPS (First Person Shooter) da vida real, no qual os movimentos do personagem seriam os seus movimentos, assim o jogador não só o jogaria parado como o convencional, mas sim viveria a emoção do jogo. “Eu quero ver no futuro, jogos em que as pessoas vivam o jogo e não só fiquem paradas jogando.” afirmou Gabriela.

Mais informações sobre o desafio: https://play.google.com/intl/pt_br/about/changethegame/desafio2019/