Portal IFNMG - Campus Januária comemora o dia 26 de setembro – Dia Nacional do Surdo Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Januária comemora o dia 26 de setembro – Dia Nacional do Surdo

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 13h42 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 08h51

SS 4

As Tradutoras Intérpretes de Libras, juntamente com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE, do IFNMG Campus Januária, promoveram uma ação com a temática “SETEMBRO SURDO”. O dia 26 de setembro é considerado o Dia Nacional do Surdo.

SS 3

O evento teve como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre acessibilidade e respeito às diferenças. Além disso, o evento visou comemorar as conquistas alcançadas pela comunidade Surda ao longo dos anos.

Essa ação contou com a participação dos alunos surdos, os quais realizaram a abordagem da temática em questão, com apresentação de teatro, CINELIBRAS e explanação sobre a trajetória de lutas e conquistas da Comunidade Surda, em prol de uma sociedade com menos preconceito e mais inclusão. Participaram desse evento as turmas dos estudantes surdos, professores e demais servidores.

O mês de setembro é referência na história da educação de Surdos, em que agrega comemorações das datas mais importantes para a comunidade surda. Por isso, esse mês foi escolhido como o SETEMBRO SURDO, tendo como principais datas as seguintes:

• 6/09 e 11/09: lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos. Esse marco fez com que os surdos tivessem que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem novamente aceitas.
  • 23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras tanto nos ambientes físicos.
  • 26/09: Dia Nacional do Surdo. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil!
  • 30/09: celebra o Dia do Tradutor, no qual são feitas várias homenagens aos Intérpretes de Libras.