Portal IFNMG - Evento na APAC – Januária marca o início do projeto “Remição pela leitura” Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Evento na APAC – Januária marca o início do projeto “Remição pela leitura”

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2019, 08h55 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 07h50

O projeto de extensão é fruto da parceria firmada com o IFNMG - Campus Januária.

REMIÇÃO PELA LEITURA 1O juiz de Direito da Comarca de Januária, Juliano Veiga, realiza a primeira oficina do projeto “Remição pela leitura”.

As atividades do projeto de extensão "Remição pela leitura", desenvolvido pelo IFNMG - Campus Januária na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC/Januária, tiveram início na tarde do dia 06 de junho com a realização da primeira oficina de incentivo à leitura realizada por Juliano Carneiro Veiga, juiz da execução penal da Comarca de Januária.

O projeto de extensão, aprovado no último edital do Programa de Bolsas de Extensão Discente - PIBED/2019, prevê a realização de oficinas de leitura e de subsídio à escrita com os recuperandos da Associação. Além de desenvolver essas habilidades, o projeto vislumbra capacitar os envolvidos a produzirem, individualmente, resenhas em que registram o resultado de suas leituras. Caso tenham suas produções textuais aprovadas em criteriosa avaliação, os recuperandos poderão ter dias de suas penas reduzidos, em conformidade com a legislação correspondente. Contudo, mais do que a remição de pena, o projeto pretende resgatar, nos participantes, valores como cidadania e dignidade.

Para Maria das Graças Viana de Matos, presidente da APAC – Januária e integrante do projeto, a iniciativa do IFNMG serviu para ampliar os benefícios de redução de pena oferecidos aos recuperandos. Segundo ela, a proposta permitiu que o juiz da execução penal da Comarca de Januária, o magistrado Juliano Carneiro Veiga, autorizasse mais essa forma de remição.

Estiveram presentes ao evento, além da equipe do IFNMG responsável pelo projeto, a diretora de extensão do Campus Januária, Elaine Lopes Costa Magalhães; o promotor de Justiça, Franklin Reginato Pereira Mendes; o representante do 30º Batalhão de Polícia Militar, capitão Felipe Madureira; o comandante do Corpo de Bombeiros local, tenente João Carlos Soares Aguiar; a diretora da Escola Estadual “Pio XII”, professora Mônica Guedes Pimenta; a orientadora educacional, professora Mirene Gomes Durães; o representante da OAB/Seção de Januária, Sidnei Magalhães e, ainda, representantes da Defensoria Pública Estadual e da Delegacia da mulher. Também participaram os alunos do curso de Direito da Faculdade CEIVA – Funorte.

O projeto “Remição pela leitura” será executado pelos professores do IFNMG – Campus Januária, Pedro Borges Pimenta Júnior, Zildete Lopes de Souza Gonçalves e Wendell Lessa Vilela Xavier, e pelas estudantes do curso de Pós-graduação lato sensu em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Ana Paula Queiróz de Souza, Rosana Alves Pinto, Daniele Vieira Melo, Malena Pereira da Silva e Maria das Graças Viana de Matos.

 REMIÇÃO PELA LEITURA 2Equipe de execução do projeto "Remição pela leitura" em momento de capacitação.

 

Fim do conteúdo da página