Portal IFNMG - Participação do Campus Januária no SIC 2019 reforça o envolvimento da comunidade educacional em projetos de pesquisa Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 07 de Maio de 2019, 09h54 | Última atualização em Terça, 07 de Maio de 2019, 16h34

O SIC é um evento interinstitucional, de periodicidade anual, e já na sua VIII edição foi realizado no Campus Pirapora, no período de 23 a 26 de abril.

sic 1

As atividades de pesquisa no IFNMG e no Campus Januária têm envolvido cada vez mais estudantes de graduação/ensino médio – técnico, servidores, orientadores e coordenadores de projetos de pesquisa.

O Seminário de Iniciação Científica (SIC) é um bom termômetro para mensurar tal situação. Na versão  2019, o Campus Januária apresentou 170 trabalhos e apoiou a ida de 120 estudantes. O SIC possibilita o primeiro contato do estudante com um evento científico, cujo momento será para muitos uma das únicas oportunidades durante a passagem pelo IFNMG, por isso a  importância desse evento no âmbito da  instituição. O Campus Januária ofereceu auxílios para todos os alunos participantes, sendo 2,5 auxílios por aluno, para custear as despesas de alimentação e estadia durante o evento.

sic 8

Para além do SIC, esperamos ver os trabalhos apresentados nesse evento sendo publicados em outras formas de divulgação científica. Em especial, artigos científicos em periódicos, os quais adquirem maior alcance e prestígio na comunidade científica. Apesar de dificuldades que a prática da pesquisa impõe, em relação à fomento, ela possibilita ao jovem estudante fazer parte da geração de novos conhecimentos e isso o estimula a se manter na atividade científica durante sua formação profissional. O entusiasmo dos estudantes na apresentação dos resultados das suas pesquisas é nítido e muito nos orgulha, pois sabemos que por trás dessa atividade, há um trabalho investigativo com determinação de temas relevantes para estudo, além do envolvimento de diversos profissionais e parcerias, juntamente com o setor produtivo diz a professora Tatiana Rodrigues, Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG - Campus Januária.

Parabéns a todos os envolvidos nas ações de pesquisa do IFNMG Campus Januária. A região em muito necessita do nosso empenho em prol da determinação de soluções para atendimento das demandas dos arranjos produtivos locais.

Confira as premiações dos nossos participantes:

• Jessiane dos Santos Correa - 1º lugar Ciências Agrárias
  • Pedro Henrique Gonçalves Carvalho - 1º lugar de ciências exatas