Portal IFNMG - Curso Técnico em Enfermagem do IFNMG-Campus Januária tem participação expressiva na plenária municipal de saúde de Januária Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Curso Técnico em Enfermagem do IFNMG-Campus Januária tem participação expressiva na plenária municipal de saúde de Januária

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 10h44 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 15h42

PLENÁRIA JANUÁRIA 2

A convite do Conselho Municipal de Saúde de Januária, no dia 05/04, o IFNMG-campus Januária esteve presente na Plenária Municipal de Saúde realizada na Superintendência Regional de Ensino, 

Na oportunidade, a instituição foi representada pela coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, a professora Ariane Gonçalves de Oliveira, também conselheira de saúde na categoria trabalhador da saúde, e pela professora Thatiane Lopes Oliveira, que ministrou palestra sobre o tema "Saúde como direito".

A professora Thatiane Lopes apresentou à plenária um histórico da situação da saúde no Brasil e sua  definição enquanto direito de todo e qualquer cidadão, estabelecido na Constituição Federal. Ela ressaltou a importância e o dever da sociedade no controle social das políticas de saúde, de forma democrática e participativa.

Como ferramenta para cumprimento desse dever, a população conta com o Conselho Municipal de Saúde, que se reúne mensalmente, além das Conferências Municipais, Estaduais e Nacionais de Saúde que estão acontecendo esse ano em todo país.

O palestrante Carlos Manuel Pereira da Costa destacou, também, que é imprescindível o controle social e a participação ativa da população junto aos conselhos, para garantir que as diretrizes do Sistema Único de Saúde sejam cumpridas.  Carlos Manuel explicou ainda,  como funciona o seu financiamento, a importância do planejamento estratégico na gestão dos recursos e a participação da população em momentos como esse, na Plenária de discussão e elaboração de propostas para a efetivação da saúde como direito.

Após as explanações, foram conduzidos grupos para levantamento de demandas e propostas nos eixos apresentados, os quais contaram com a participação de  docentes e alunos presentes no evento.

Estiveram presentes, no evento, representantes de diversas instituições e associações do município.

O IFNMG ressalta a importância da participação de toda sociedade civil na construção de políticas públicas que visam melhoraria das condições de vida e saúde da população.

Fim do conteúdo da página