Portal IFNMG - TCC desenvolvido na área de Informática no Campus Januária fica entre os 11 melhores trabalhos da América Latina Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 14h43 | Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 14h13

Aconteceu de 01 a 05 de outubro de 2018, em São Paulo - Universidade Presbiteriana Mackenzie - a Conferência Latino-americana de Informática - CLEI em conjunto com a Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem – LACLO.

A CLEI é um evento anual organizado pelo Centro Latino Americano de Estudos de Informática e vem ocorrendo desde 1974, de modo itinerante, pelos países da América Latina. O evento tem como objetivo o intercâmbio de ideias, experiências e resultados de pesquisa nas áreas de interesse da comunidade, por meio de conferências, tutoriais e painéis. Reúne pesquisadores, profissionais, docentes e estudantes em um fórum para discutir assuntos voltados para as áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Informática, além dos impactos diretos das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) na Sociedade como um todo. Informações sobre o evento poderão ser acessadas aqui .

Nesta edição, a XLIV Conferência Latino-americana de Informática, o artigo - Jogo como Ferramenta para Apoio ao Ensino/Aprendizagem da Arquitetura TCP/IP ( autores: Aquila O. Nascimento Faria, Joselice F. Lima e Adriano A. Prates) foi selecionado para apresentação oral, na categoria de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Dentre os trabalhos do CLEI, o artigo, fruto do Jogo EducaRedes ficou entre os 11 (Onze) finalistas do concurso de TCC do evento.

Sem título.png

O trabalho desenvolvido como TCC – o jogo EducaRedes,  tendo como orientadora, a Profª Drª Joselice Ferreira Lima e coorientador o Prof. Msc. Adriano Antunes Prates,  trata  de conteúdos sobre rede de computadores  e contribui como uma ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem dos conteúdos, uma vez que nas disciplinas de redes de computadores, a arquitetura TCP/IP é ponto chave para o entendimento da comunicação e funcionamento da rede.

Percebe-se que construir e manter um laboratório de redes de computadores que possibilita a experimentação das teorias na prática, tem muitas vezes um custo elevado, o que acaba penalizando  grande número de acadêmicos, pois nem todas as instituições têm como investir e manter tal estrutura. Contudo, o estudo da arquitetura TCP/IP se vê engessado, devido aos desafios no ensino da disciplina nos cursos superiores, seja pela falta de laboratórios práticos, seja pela falta de conteúdo didático interativo sobre o tema. Uma das alternativas são os jogos digitais educacionais. O jogo EducaRedes é uma  ferramenta lúdica que entretém e diverte, voltado ao reforço do ensino da disciplina rede de computadores, em específico a área que tange as camadas da arquitetura TCP/IP

foto evento informatica.png

Entretanto temos no Campus Januária o Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada com as linhas de pesquisa em Informática Aplicada a Educação e Desenvolvimento de Jogos Digitais. O Jogo EducaRedes é um dos jogos que foram desenvolvidos no grupo, outros projetos estão em pleno desenvolvimento . O trabalho realizado consolida o objetivo do IFNMG Campus Januária em promover o desenvolvimento tecnológico, social e humano, com ênfase nas necessidades locais.

O jogo pode ser baixado no endereço, aqui.