Portal IFNMG - Conferência de abertura marca início de pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no IFNMG-Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2018, 14h25 | Última atualização em Quarta, 03 de Outubro de 2018, 16h07

Foi realizada na última sexta-feira, dia 28 de setembro de 2018, a Conferência de Abertura do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, no auditório da Biblioteca do campus.

O evento foi voltado para os alunos, previamente selecionados em processo seletivo, e contou também com a presença do diretor-geral, coordenadores e professores do curso, além dos palestrantes convidados, e participantes de atividades culturais, conforme a programação, tendo sido conduzido pela diretora de ensino, Ivy Daniella, também professora do referido curso.

fotocapa.jpg

Na apresentação cultural, a instituição aproveitou o potencial de servidores e discentes que de forma criativa agregaram valor ao evento, com música de abertura pela servidora Thiara Matos, teatro mudo: A família borboleta, pelo aluno Jeferson Gabriel e o poema Ismália de Alphonsus de Guimarães, cantado pelo acadêmico Felipe José Rodrigues. A professora Marli Fróes, por sua vez, declamou o poema Todas as Vidas de Cora Coralina.

fototeatro.jpg

Os palestrantes convidados fizeram importantes abordagens sobre os respectivos temas; Reflexões sobre educação, ensino e docência (Prof. Dr. José Normando Gonçalves Meira) e Letramento, leitura e docência ( Profª, Dra. Ivana Ferrante Rebello e Almeida) ambos professores da Unimontes.

No seu discurso, o professor José Normando, de forma contextualizada, fez uma abordagem histórica sobre a autoridade do professor em sala de aula, o que segundo ele é bem diferente de autoritarismo. “ (...a autoridade advém do papel social do professor e também do domínio que este possui do conteúdo o qual está trabalhando)” enfatizou o professor, citando (NOVAIS, Elaine Lopes).

foto01.jpg

Por sua vez, a professora Ivana Ferrante proferiu instigante palestra, numa proposta inovadora para o profissional de Letras, abordando a questão do letramento, da narração e do sujeito. Para tanto, a professora encontrou na obra Vidas Secas de Graciliano Ramos, um universo perfeito para tal abordagem, mediante a dificuldade de narrar do personagem Fabiano, bem como de Sinhá Vitória, do Filho mais Velho e do Filho mais Novo, devido ao escasso vocabulário que tais personagens apresentam,  no clássico literário.

IMG_20180928_204355471.jpg

Segundo a professora, essa dificuldade de narrar é histórica e está presente no nosso meio. Nesse sentido, Ivana pontuou alguns questionamentos no seu material de apresentação, entre os quais, destacam-se: Como atuar numa sociedade que desaprendeu a narrar? Como fazer com que nosso aluno se torne um narrador? Indo mais além, a palestrante salientou que é preciso que o professor saiba fazer a leitura do mundo e que possa trazer essa leitura para o debate em sala de aula.

Na oportunidade, o diretor-geral, professor Cláudio Mont’Alvão demonstrou sua satisfação na oferta de mais uma pós-graduação na instituição, dizendo que educação nunca é demais. A mesma satisfação na oferta da referida pós, também foi recíproca nas vozes do coordenador de cursos de Pós-Graduação e Inovação, professor Antônio Fábio, e também do professor Wendell Lessa Vilela Xavier, coordenador do curso de pós-graduação em destaque.

IMG_20180928_194821650.jpg

Para finalizar, os professores das diversas disciplinas se apresentaram, desejando boas-vindas aos alunos inciantes do curso de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, ofertado pelo IFNMG-Campus Januária.

Na oportunidade, a coordenadora da biblioteca do campus, Maria Filomena, informa  que o material didático que contempla o referido curso, após processo licitatória e efetivação de compra, já começou a chegar e a equipe da biblioteca está se  empenhando ao máximo para que o mais breve possível,  os livros possam estar disponíveis para consulta no acervo.  Nos links, abaixo, você poderá conferir todo material adquirido, que contempla diversas áreas do conhecimento.

Planilha 01

Planilha 02

Planilha 03

Planilha 04