Portal IFNMG - Conheça a Biblioteca do IFNMG Campus Januária Ir direto para menu de acessibilidade.

Conheça a Biblioteca do IFNMG Campus Januária

Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2022, 08h45 | Última atualização em Quarta, 13 de Junho de 2018, 11h09

Nesta edição vamos dar destaque à Biblioteca a do IFNMG-Campus Januária, um espaço pensado e planejado para atender da melhor forma a comunidade

biblioteca site01.jpg

As mudanças ocorridas com a sociedade provocaram substanciais alterações nos hábitos de uso da informação no cotidiano das pessoas, impulsionando as organizações a buscaem um processo de modernização de suas estruturas e maior agilidade na prestação de serviços à comunidade usuária.

Neste sentido, as bibliotecas e centros de documentação, como unidades organizacionais vivas, recebem interferência diária em seus processos de trabalho, o que torna imprescindível a adequação de suas estruturas organizacionais e de prestação de serviços para atender a informação. Dentro de uma instituição de ensino as bibliotecas apóiam as atividades de ensino, pesquisa, extensão e demais projetos no âmbito interno e externo.

Nesse contexto, a Biblioteca Saul Martins do IFNMG-Campus Januária dispõe de regimento interno geral de serviços para utilização de seus espaços, com base em normas de uso, segurança, organização e administração dos equipamentos nela existentes, além de serviços de agendamento. Os espaços como as Salas de Multimeios, salas de vídeo, cabinas de estudos individual e em grupos destinam-se a atender a demanda das atividades de ensino, pesquisa, extensão no âmbito do IFNMG-Campus Januária, servindo como base de apoio aos seus usuários.

Como funciona

Atualmente a biblioteca do IFNMG possui 4 setores, sendo: setor de apoio administrativo, setor da área técnica, setor de processamento técnico e o setor de referência de serviço aos usuários.

Os usuários da biblioteca compõe-se do público interno e externo, sendo divididos internamente pelos estudantes de todos os níveis e modalidades de ensino, docentes e servidores técnico-administrativos, estes por terem vínculo e cadastro na biblioteca, tem direito ao empréstimo domiciliar,

Por ser classificada como biblioteca comunitária as suas portas se encontram abertas ao público externo, especialmente, alunos matriculados nos estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus da sede do município de Januária, quer sejam da esfera estadual quer da municipal, porém a comunidade externa tem todo o acesso à biblioteca para fazer pesquisas e consultas locais, não podem fazer empréstimos domiciliar.

Para fazer o gerenciamento e controle da biblioteca, usa-se um software para ajudar a controlar, organizar e disseminar o acervo e os usuários possui a possibilidade de fazer o seu cadastro, consultas, renovação e reservas de livros usando um sistema online.

biblioteca04.jpg

Um pouco da sua história

Até os seus quase 44 anos de existência, desde a sua fundação como Escola Agrotécnica e as transformações em Colégio Agrícola de Januária; Escola Agrotécnica Federal de Januária e Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária - CEFET Januária, nunca contou, efetivamente, com um profissional habilitado - Bibliotecário/Documentarista.

Em termos concretos foi somente a partir de 2004 que esta Instituição de Ensino passou a ter em seu quadro de pessoal, um servidor habilitado em Biblioteconomia/Documentarista, situação que perdura até o presente momento.

A biblioteca do Instituto Federal Campus Januária tem como patrono o antropólogo, sociólogo e militar Saul Alves Martins, cuja personalidade foi muito importante na região, reconhecido pelo seu protagonismo no apoio às manifestações artísticas e culturais.

biblioteca02.jpg

Conhecendo o seu acervo e infraestrutura

O acervo da Biblioteca "Saul Martins" é constituído por mais de 19.000 (dezenove mil) volumes, dos mais diversos tipos tais como mapas, livros, fitas de vídeo, disquetes, revistas, jornais, periódicos e afins, os quais são colocados à disposição do público que frequenta suas instalações.
O seu acervo é divido em grandes área do conhecimento, abrangendo assuntos de apoio que contemplam as ementas a dos cursos do IFNMG campus Januária.

biblioteca site.jpg

A biblioteca possui uma área de 905,00 m². que atendem uma infraestrutura física: material: Humana: A equipe consta de 10 servidores de profissionais para atender aos três turnos manha, tarde e noite
Atualmente o Campus Januária conta com cerca de 6.100 (seis mil e cem), alunos regularmente matriculados nos cursos abaixo elencados, sendo 1.800 (mil e oitocentos) naqueles presenciais e 4.300 (quatro mil e trezentos) nos cursos ofertados pela EaD.