Portal IFNMG - Biblioteca do Campus Januária inicia o ano letivo de 2018 com sistema do GNUTECA Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 10h58 | Última atualização em Sexta, 23 de Março de 2018, 14h29

bibliotca01.jpg Em um mundo tão conectado e virtual, as bibliotecas estão cada vez mais com o seu prestígio diminuído. Porém, mais do que um local de armazenar livros, as bibliotecas são lugares em que as pessoas podem se reunir para explorar, interagir, aprender e ensinar, precisando se atualizarem e modernizarem para essa tão grande concorrência que é a internet.

Nesse contexto, a biblioteca “Saul Martins” do Campus Januária, desde novembro de 2017, com o lançamento da Campanha de Preservação do seu acervo e do uso adequado de suas instalações pelos usuários, vem se reestruturando e ganhando uma cara nova. Mais organizada e mais ventilada, a biblioteca do campus recentemente implantou o sistema de Gestão de Bibliotecas GNUTECA.
Mas o que é o GNUTECA? Quais as suas vantagens?

biblioteca03.JPG

GNUTECA é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, de seu acervo, como também da quantidade de usuários. Esse sistema permite a automação da biblioteca do campus de forma unificada em que alunos e servidores podem ter acesso ao acervo, além de permitir consultas e renovação dos livros emprestados através da internet. Ele também permite que os bibliotecários gerenciem todo o material, com controle e eficiência.

As principais vantagens de utilizar o GNUTECA são: as operações podem ser feitas de qualquer estação de trabalho (WINDOWS, LINUX, MAC, etc.) com navegador de Internet, proporcionando uma maior agilidade no cadastro e no atendimento aos usuários; tecnologia onde 100% da solução roda na Internet e respeito ao padrão MARC21.

Na oportunidade, a equipe de servidores que atuam na Biblioteca Saul Martins esclarece aos usuários, que devido não ter sido possível migrar os dados dos alunos dos programas existentes nas secretarias, esse primeiro momento de implantação pode trazer algum desconforto, o que é normal, quando se trata de inovar e buscar o que se tem de melhor para satisfação de toda a comunidade acadêmica. Por isso, é fundamental  a compreensão de todos, pois está havendo um grande esforço por parte da equipe para evitar  transtornos".

biblioteca04.JPG

No entanto, já não  se vê fila nos atendimentos de empréstimo de livros e cadastro de usuários, pois foram criados setores distintos para cadastro e, os alunos já estão consultando e agendando a renovação dos livros emprestados pelo GNUTECA. O GNUTECA já começou a fazer a diferença  na satisfação para os usuários da biblioteca do Campus Januária neste início de ano letivo 2018!

biblioteca02.JPG