Portal IFNMG - IFNMG Campus Januária é palco da abertura das comemorações do Centenário de Saul Martins Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG Campus Januária é palco da abertura das comemorações do Centenário de Saul Martins

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 08h24 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 11h12

foto comemoracao centenario saul martins

Na última quarta-feira, dia 1º de novembro 2017, foi realizada a abertura das comemorações do Centenário de nascimento de Saul Martins, que teve como programação inicial, o lançamento do Selo Comemorativo pelos correios; o lançamento do documentário do Mestre Saul Martins: Sua Vida e Sua Obra e o lançamento da campanha de preservação do acervo da biblioteca Saul Martins do IFNMG-Campus Januária, entre outras atividades culturais do gênero. O evento teve como principal objetivo, homenagear e divulgar o nome de tão ilustre Januarense, de importância ímpar para a cultura brasileira.

lançamentoselo02

O acontecimento foi idealizado pelos membros da Comissão Mineira de Folclore, Carlos Ceza de Carvalho, bibliotecário do Campus Januária e Ros'elles Magalhães Felício, professora e coordenadora do Campus da Unimontes Januária, além de contar também com o apoio da Comissão elaborada para esse fim. Na oportunidade, estiveram presentes, familiares, amigos do homenageado e representantes da sociedade civil e militar janurense.

Na sua extensa biografia, Saul Martins ocupou o posto de Coronel da Polícia Militar, foi professor e poeta com vários livros publicados, antropólogo, atuando como escritor sutil das percepções da Cultura Popular, e das formas de sociabilidade tradicionais, expostas no interior de Minas Gerais, especialmente as rodas de São Gonçalo. Nessa condição, deixou um legado na descrição e na sistematização das formas de expressão cultural do interior do Brasil.

fotocomcoronelmilitar

Cabe ressaltar que o evento foi apenas a abertura das comemorações, que conforme a programação, será desdobrado em outras atividades que serão divulgadas posteriormente.

Confira mais fotos do evento aqui

Fim do conteúdo da página