Portal IFNMG - Sucessão de eventos no IFNMG - Campus Januária reflete sobre o contexto atual na educação brasileira e promove interação entre servidores dos vários campi Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 16h29 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 22h13

encontro 2

No momento atual, o educador se vê desafiado a lidar com múltiplos fatores, os quais vão desde questões de ordem política, cultural, social e econômica, marcados pela diversidade e sobretudo pela adversidade. Nesse sentido, é de fundamental importância que as instituições de ensino dediquem momentos para reflexões e tomadas de decisões, que os permitam enfrentar os desafios de forma coletiva e integradora.

Neste contexto, foi realizado no IFNMG Campus Januária, nos dias 30/10, 31/10 e 01/11, vários eventos que refletem a afirmação anterior, tendo em vista a necessidade dessa discussão coletiva, os quais permitiram o encontro dos profissionais da educação dos vários campi do IFNMG.

Da 14ª Reunião Extraordinária de Dirigentes

encontro 1

Na segunda-feira dia 30, na parte da tarde houve a 14ª Reunião Extraordinária de Dirigentes, em cujo momento, o reitor e demais diretores dos vários campi do IFNMG tiveram a oportunidade de socializar informações e compartilhar experiências mútuas, na missão a qual lhes foram concebida.

Do IV Encontro do Ensino do IFNMG

Logo mais, no período noturno, ainda na segunda-feira dia 30, um evento de grande porte lotou o anfiteatro do campus, envolvendo a participação de Diretores de Ensino, Coordenadores de Cursos, representantes do Núcleo Pedagógico e do Núcleo de Assuntos Estudantis e Comunitários, Diretoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, Docentes, Técnico-administrativos dos vários campi do IFNMG e representantes dos Estudantes, além da presença do Reitor e da Pró-Reitoria de Ensino.

encontrodeensino

Trata-se do IV Encontro do Ensino do IFNMG que este ano, abordando o tema, Acesso, Permanência e Êxito, após belíssimas apresentações musicais e discursos dos gestores (Reitor, prof. José Ricardo Martins, Pró-reitor de Ensino, prof. Ricardo Magalhães Dias Cardoso), da Diretora de Ensino do Campus Januária, profª Ivy Daniella e do Diretor-Geral, anfitrião desta Casa, prof. Cláudio Roberto Mont'Alvão, teve como palestra de abertura, “ Os desafios da construção de uma escola democrática e de qualidade, com o prof. Dr. Adilson César de Araújo, pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Brasília.

paletranteifb01

Dos Grupos de Trabalhos (GT)

Continuando a programação do IV Encontro de Ensino, na terça-feira pela manhã, deu-se início aos Grupos de Trabalhos, totalizando 5 grupos: licenciaturas, Tecnologias, Bacharelados, Técnicos Integrados, Concomitantes e Subsequentes para discutir a temática do encontro, com momento de socialização e apresentação dos relatórios gerados em cada grupo, na parte da tarde da terça, 31.

encontro 5

O encontro, encerrou-se, ao meio dia desta quarta-feira, com a palestra, “Acesso, Permanência e Êxito: Desafios e Possibilidades no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica”, com a Professora, Drª Karina Aparecida de Freitas Dias de Souza, Diretora-Geral do Campus Salto - IFSP  e logo após a sistematização e encaminhamentos das propostas sugeridas.

encontro 4

Da V Feira de Educação Profissional

Paralelamente, a V Feira de Educação Profissional, no período da manhã e tarde, da terça-feira, dia 31, permitiu aos discentes dos cursos superiores e Técnicos Integrados e Concomitantes/Subsequentes, apresentarem na prática, suas experiências adquiridas no pulsar da sala de aula.

fotofeiraeduprofissional01

encontro 3

Cabe ressaltar que entre uma programação e outra, os nossos alunos se destacaram com criativas apresentações culturais, sob a coordenação dos seus respectivos professores.

Confira as fotos do IV Encontro do Ensino: 1º dia, 2º dia e 3º dia

Confira as fotos da V Feira de Educação Profissional