Portal IFNMG - Meteorologista prevê bom volume de chuvas para 2018 e 2019 Ir direto para menu de acessibilidade.

Meteorologista prevê bom volume de chuvas para 2018 e 2019

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 15h05 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 10h52

Contrariando as previsões da agência norte-americana que estuda o clima global (NOAA), a safra 2017-2018 será regida por La Niña, afirma o Professor Luiz Carlos Molion, confiante em suas previsões. O Professor anima ainda mais a plateia quando diz que “...no ano de  2018  até março de 2019 deve chover acima da média na região norte de Minas Gerais".

fotometeorologistaredimensionada1

Professor Ph.D. Luiz Carlos Molion aborda sobre previsão climática para o Norte de Minas Gerais nas safras 2017-2018 e 2018-2019.

O evento foi realizado no último dia 28 de setembro de 2017, às 19h30m, no auditório da prefeitura de Jaíba, cuja  palestra teve como  tema  Previsões Climáticas para o Norte de Minas, e foi proferida  pelo Professor Ph.D. Luiz Carlos Baldicero Molion. A maioria do público presente,  era produtores rurais dos perímetros irrigados do Jaíba e do Gorutuba, técnicos e comerciantes da área agrícola. Molion possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1969), Ph.D. em Meteorologia, University of Wisconsin, Madison (1975), pós-doutorado em Hidrologia de Florestas, Institute of Hydrology, Wallingford, UK (1982). É Pesquisador Senior aposentado do INPE/MCT e Professor Associado aposentado da Universidade Federal de Alagoas, professor visitante da Western Michigan University, professor de pós-graduação da Universidade de Évora, Portugal. Tem atuado principalmente em estudos de variabilidade e mudanças climáticas no Nordeste do Brasil e Amazônia.

Segundo o Professor Molion, é provável uma maior frequência de La Niñas nos próximos 10 anos, e por consequência, chuvas dentro da normalidade ou acima da média em nossa região. O palestrante ressaltou ainda  que a região sul do Brasil até o sul de Minas, ao inverso, deverá ficar, nesses próximos anos, com chuvas abaixo do normal.

fotometeorologistaredimensionada

Ocorrências de El Niños de 1950 a 2016, demonstrando predominâncias em ciclos de aproximadamente 20 anos.

No entanto, Molion salienta que  não são apenas boas notícias: pois teremos maior precipitação total, entretanto em menos dias. Isso indica grande chance de ocorrências de tempestades e enxurradas. Nesse caso o Professor Molion recomenda aos produtores, adotarem medidas de conservação de água. Barragens, terraceamento, barraginhas e soleiras de nível nas calhas dos rios são as principais indicações, com objetivo de acumular água e alimentar os aquíferos subterrâneos.

Ao encerramento da palestra, o Professor  Molion respondeu  dúvidas da plateia, que em geral reforçou a questão principal da palestra: chuvas para os próximos anos na região.

fotometeorologistaredimensionada2

Molion esclarece dúvidas sobre clima nos próximos anos aos produtores dos Perímetros Irrigados do Jaíba e do Gorutuba

Para o Professor do IFNMG-Campus Januária,  Antonio Fabio Silva Santos, a palestra foi de grande importância em período de crise hídrica, quando os produtores já estão desanimados após passarem por vários anos de escassez de água no norte de Minas Gerais. Também estiveram presentes no evento, os estudantes Wesley Mont’Alvão e Tainara Queiroz do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental do IFNMG-Campus Januária.