Portal IFNMG - Castanha de Baru garante premiação a pesquisadores do IFNMG Campus Januária na V Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 17h23 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2016, 17h31

baru

Com o objetivo de desenvolver produtos alimentícios, utilizando matérias-primas regionais, um grupo de pesquisadores do IFNMG-Campus Januária, sob a orientação da professora Geralda Magela Costa Nobre, desenvolveu uma pesquisa utilizando o potencial da amêndoa do baru, a qual foi adquirida em comunidades extrativistas no distrito de São Joaquim do Rio Pardo, município de Januária-MG, cujo local possui grande concentração do fruto.

O trabalho intitulado: Conhecer para valorizar, popularizar, transformar e enriquecer alimentos com a amêndoa do cerrado teve como objetivo principal desenvolver pão e creme de baru com cacau, à base de amêndoas de baru, e sobretudo, avaliá-los quanto à composição nutricional.

baru4

Após submissão, seleção e apresentação na V Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais (UFMG/ICA) em Montes Claros, no período de 17 a 19 de outubro, que este ano teve como tema Leguminosas e bem- estar animal, o trabalho em pauta levou premiação pela comissão julgadora do evento, dado a relevância na transformação do potencial nutritivo desse fruto em produto alimentício que agrega qualidade nutricional, de forma a garantir a segurança alimentar da população, podendo ainda contribuir no aumento da renda de famílias extrativistas, e, consequentemente, com o desenvolvimento econômico regional.

baru2

O baru é um fruto do cerrado, e já vem sendo estudado por diversos pesquisadores, sendo caracterizado por conter uma polpa fibrosa com um centro endurecido, contendo uma única semente oleaginosa, rica em proteínas, lipídeos e minerais. Os frutos do cerrado são excelentes fontes de macro e micronutrientes, essenciais para uma dieta saudável, devendo, portanto ser incentivado o seu consumo.

Para a professora Geralda Nobre, valeu a pena o desenvolvimento do trabalho não só pelos resultados, mas, também, por causa do empenho dos alunos. "O perfil dos estudantes que participaram da pesquisa é de observadores, questionadores, além de valorizarem os alimentos locais e optarem por alimentação saudável", concluiu a professora.

Todos os participantes receberam um HD externo como premiação.

Os participantes da pesquisa foram:
Geralda Magela Costa Nobre (Orientadora)
Geraldo Rodrigues Santos Neto de Oliveira
Mário Herval Júnior