Portal IFNMG - Professora do IFNMG realiza pesquisa sobre avaliação institucional Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professora do IFNMG realiza pesquisa sobre avaliação institucional

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2016, 16h32 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2016, 17h03

Com o objetivo de estudar o processo de autoavaliação e de constituição do IFNMG, a professora de Língua Espanhola, do Campus Montes Claros, Valesca Rodrigues de Souza, pesquisou durante o mestrado, desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), a temática da avaliação institucional. O trabalho culminou na dissertação A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, defendida em 2010.

De lá pra cá, a professora deu prosseguimento aos estudos e, entre os trabalhos produzidos, escreveu o artigo A Autoavaliação Institucional na Construção da Identidade do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, que foi apresentado no 2º Simpósio de Avaliação da Educação Superior 2016 (Avalies 2016). O evento foi realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nos dias 31 de agosto e 1º e 2 de setembro.

De acordo com a professora, o processo de avaliação institucional possibilita à instituição se autoavaliar e, portanto, conhecer suas fragilidades e potencialidades. “Foi possível verificar que a Avaliação Institucional tem o potencial de auxiliar na criação de uma cultura de reflexão e construção coletiva. Para tanto, é essencial que a gestão institucional assuma-a como exercício de autonomia e de responsabilidade social garantindo o desenvolvimento contínuo e permanente do processo. Ao entender o processo de autoavaliação como uma ferramenta de gestão para o cumprimento da sua missão, o IFNMG aceita o desafio de inovar com um processo que considera os sujeitos como pró-ativos”, destaca Valesca.

Desenvolvimento da pesquisa

Sob a orientação do professor Bernardo Kipnis, a pesquisadora abordou a temática da avaliação institucional, especificamente, o processo de autoavaliação no contexto das mudanças institucionais do IFNMG. “O estudo refere-se ao período de 2004 a 2009, momento de implantação e consolidação de cursos superiores no Cefet Januária e na Escola Agrotécnica Federal de Salinas, bem como de surgimento do IFNMG com a junção dessas duas autarquias”, explica Valesca.

Para a servidora, a construção da identidade institucional perpassa pela junção da cultura de duas autarquias integradas para a criação do IFNMG e das culturas que estão sendo construídas com novos campi, compostos também por servidores dos campi Salinas e Januária. “Ou seja, o Instituto Federal não é somente uma nova nomenclatura, mas uma (re)construção da identidade”, esclarece.

Para a conclusão da pesquisa, a professora desenvolveu o trabalho por meio de uma revisão de literatura e pesquisa de campo. Nesta etapa, gestores e ex-gestores foram entrevistados, bem como os participantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Conforme analisa a pesquisadora, os resultados apresentados no Avalies 2016 sustentam o argumento de que o IFNMG pode, frente a quaisquer influências, adaptar-se à nova realidade de instituição pluricurricular, podendo se legitimar enquanto instituição de educação superior através da própria autoavaliação, encontrando-se enquanto instituição sem perder de vista suas raízes e seu papel social. “Para tal, precisa 'refletir/discutir/construir' sua identidade enquanto Instituto Federal sem cair na armadilha de aderir a uma realidade que não é a sua, garantindo a validação do princípio do respeito à identidade, adotado pelo próprio SINAES para a Avaliação Institucional”.

Sugestões de mudanças no trabalho da CPA

Valesca ainda defende que a autoavaliação no IFNMG seja trabalhada no todo institucional: “Não se trata de uma instituição que oferta somente a educação superior, mas que, sobretudo, destina 50% de suas vagas para o ensino técnico de nível médio, não sendo consoante com essa realidade avaliar apenas uma parte da instituição”.

Para a estudiosa, seria necessário que houvesse uma avaliação múltipla que pudesse mostrar a realidade institucional, e não somente a realidade dos cursos superiores da instituição. “Assim, além de servir à legislação que dispõe sobre a avaliação da educação superior, a autoavaliação auxiliaria verdadeiramente no conhecimento do todo institucional, balizando a gestão institucional através de processos democráticos”, justifica.

Além de compartilhar conhecimentos e experiências, participar do Avalies 2016 possibilitou, segundo Valesca, estabelecer parcerias, que podem culminar na oferta de cursos de capacitação para os integrantes da CPA do IFNMG.

Fim do conteúdo da página