Portal IFNMG - Dois cursos do IFNMG são estrelados pelo Guia do Estudante Ir direto para menu de acessibilidade.

Dois cursos do IFNMG são estrelados pelo Guia do Estudante

Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2016, 17h28 | Última atualização em Segunda, 05 de Setembro de 2016, 17h34
imagem sem descrição.

Agronomia e Engenharia Agrícola, do IFNMG – Campus Januária, foram estrelados pelo Guia do Estudante 2016. A partir do dia 14 de outubro, a publicação GE Profissões Vestibular 2017 estará nas bancas.

As estrelas são concedidas com base nas informações prestadas pelos coordenadores de cursos para a Avaliação de Cursos Superiores, procedimento realizado todo ano pelo Guia do Estudante. Segundo o site guiadoestudante.abril.com.br, no ano de “2015, para a sua 25ª edição, a tradicional avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante mediu a qualidade de 12,9 mil graduações e elegeu os 8,7 mil melhores cursos”.

A avaliação é feita por meio de uma pesquisa de opinião com professores e coordenadores de curso. Eles respondem a um questionário eletrônico que contém 15 perguntas que abrangem as seguintes esferas: corpo docente, projeto pedagógico, produção científica, infraestrutura, inserção dos alunos no mercado de trabalho, internacionalização, atividades de extensão e oferta de pós-graduação.

Depois disso, o Guia do Estudante “aciona uma equipe de 6.864 pareceristas - coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores. São eles que dão as notas aos cursos: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e "prefiro não opinar" (em que é buscada uma nova nota)". No IFNMG, os cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola receberam 3 estrelas.

Pra comemorar

O coordenador do curso de Agronomia, professor Aroldo Gomes Filhos, e a coordenadora do curso de Engenharia Agrícola, professora Gracielly Ribeiro Alcântara, comemoraram o resultado.

Segundo Aroldo, no ano passado, o curso de Agronomia foi classificado em três estrelas também. “Fico muito feliz pela permanência na categoria boa, entretanto, motivado a conseguir uma classificação maior na próxima avaliação”, afirma o professor.

Ele explica como conseguir uma classificação maior: “A intenção é melhorar o Projeto Político Pedagógico do curso em pontos específicos e trabalhar a infraestrutura de forma que tenhamos laboratórios para todas as áreas específicas. Paralelamente, o incentivo à qualificação dos servidores pelo IFNMG para que tenhamos todos os professores com doutorado. Após estes ajustes, possivelmente possamos conseguir uma melhor classificação”, acredita o professor.

A coordenadora Gracielly Ribeiro também planeja aumentar a nota para o próximo ano. Segundo ela, o IFNMG vai trabalhar para estimular a qualificação docente, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, buscar atualizar o projeto do curso para atender as novas demandas do mercado. “Também buscamos estruturar nossos laboratórios, estimular visitas técnicas, aulas práticas em campo e a participação dos nossos alunos em eventos técnico-científicos para adquirir novos conhecimentos, além de divulgar os trabalhos desenvolvidos no curso”.

Gracielly ainda destaca que a busca por melhorias é constante e que o resultado alcançado é consequência do esforço dos professores e técnicos da instituição que trabalham em prol da qualidade do ensino superior na região.