Portal IFNMG - Acadêmicas do Campus Januária apresentam artigos no V Congresso em Desenvolvimento Social da Unimontes Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2016, 09h48 | Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2016, 09h48

Acadêmicas do bacharelado em Administração do IFNMG-Campus Januária apresentaram dois artigos durante o V Congresso em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que aconteceu entre 29 de junho e 1º de julho, com o tema Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

O artigo denominado “Análise dos Projetos em Funcionamento de Moeda Social como Indutora da Inclusão Social e Desenvolvimento Local, num Contexto de Economia Solidária” trata de pesquisa, com interface na extensão, coordenada pelo professor Felipe Lisboa Guedes e pela professora Celimar Paiva. O artigo foi produzido pelo professor Felipe e pelos alunos Viviane Silva de Souza, da Administração, e José Mendes dos Santos Júnior, da Agronomia. A pesquisa pretende mapear as moedas sociais existentes no Brasil e identificar as experiências mais exitosas para propor um protocolo de implantação para demais comunidades. As moedas sociais geralmente são criadas em comunidades isoladas ou muito pobres, com o principal objetivo de segurar a renda das pessoas na própria comunidade, evitando que elas saiam para gastar fora dali, gerando um círculo virtuoso para a economia local.

O outro artigo, denominado “Transferência de Tecnologias e Ferramentas de Gestão com Assessoramento in Loco de Cooperativas e Associações de Januária e Região”, trata de um projeto de extensão coordenado pelo professor André Aristóteles da Rocha Muniz. O artigo foi produzido pelo professor André e pelas acadêmicas Patrícia Oliveira Correia e Edenilma Duarte Galvão, da Administração. O projeto visa atender aos associados e cooperados dos empreendimentos de economia solidária, utilizando-se de gestão e tecnologia para melhorar o arranjo de produtividade dos empreendimentos.

Os dois artigos foram apresentados oralmente no grupo de trabalho de Economia Social e Solidária e serão publicados nos anais do evento, que em breve estarão disponíveis em formato digital.