Portal IFNMG - IX Simpósio de Informática apostou em competições que promovem diversão e conhecimento Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 21 de Junho de 2016, 17h08 | Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2016, 15h08
imagem sem descrição.

Além das palestras, da mostra de trabalhos científicos, da feira de projetos e dos minicursos, os participantes do IX Simpósio de Informática realizado no IFNMG-Campus Januária, entre os dias 14 e 17 de junho, também puderam se divertir – e aprender – durante o Bomber TADS, Maratona de Programação e Quiz Tech.

As competições movimentaram o evento e atraíram a atenção de professores e alunos. Para o professor de Computação Adriano Antunes Prates, a maratona e os jogos “estimulam a saudável competição entre os alunos, incentiva os estudos, além de treinar os alunos para jogos e maratonas oficiais”.

Uma das competições que é ansiosamente aguardada a cada edição é o Bomber TADS. Trata-se de um jogo de estratégia baseado no clássico “Bomber Man” que foi desenvolvido por egressos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) para o IV Simpósio de Informática. O coordenador do setor de Comunicação do IFNMG-Campus Januária, Heberth Willian Macedo, foi um dos idealizadores e criadores do jogo. “A ideia foi simples, mas o Bomber TADS colou. O lado ruim disso é que eu não posso participar das competições. Eu só participei mesmo na época, quando foi desenvolvido. Íamos até para lan houses para jogar”, lembra Heberth.

Vence o melhor estrategista

O Bomber TADS permite que dez jogadores interajam ao mesmo tempo. Foram 20 partidas, de cada uma saía um vencedor. O jogo é simples, basta utilizar as teclas direcionais e a de espaço para interagir com o personagem da caricatura. “É bacana jogar um jogo com a sua caricatura. A cada ano atualizamos as caricaturas. Mas algumas são eternas”, destaca o coordenador.

O objetivo do jogo é vencer os outros jogadores e ser o único a ficar vivo. Foi o que conseguiu o aluno do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jéferson Ferreira de Almeida. É a segunda vez que Jéferson participa da competição. No ano passado, ficou entre os três melhores. Agora, no IX Simpósio de Informática, venceu o Bomber TADS e ganhou como prêmio um tablet.

Ele explica como venceu: “Tem que ter uma tática, eu preferi esconder mais e esperar até ter menos competidores para que eu fosse para o combate”. O segundo lugar, Mateus Lacerda, do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, tinha expectativas de vencer, mas reconheceu que o adversário foi melhor: "Ele joga bem demais, a vitória dele foi justa”.

Quiz Tech

Outra disputa acirrada foi o Quiz Tech, realizado pela primeira vez na história do Simpósio. O jogo de perguntas e respostas sobre informática e tecnologia foi formatado nos moldes do programa de televisão Show do Milhão. Destinado apenas aos estudantes do Ensino Médio, o jogo contou com a participação de 12 equipes, cada uma com 5 membros.

No final, ficaram empatadas as equipes “Fortíssimos”, do IFNMG-Campus Montes Claros, e Techdog, do IFNMG-Campus Januária. As duas equipes, segundo a organização do evento, são as vencedoras da primeira edição do Quiz Tech.

Foto para a matéria Quiz Tech