Portal IFNMG - Formação pedagógica para professores está entre as pautas do Ensino nesta semana Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 17 de Junho de 2016, 10h48 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 10h22
imagem sem descrição.

Reunidos em Montes Claros nesta semana, representantes das áreas pedagógicas e de didática dos campi e da Reitoria discutem sobre a criação do Curso de Formação Pedagógica, antiga demanda dos docentes do IFNMG. Direcionado aos professores bacharéis e tecnológicos, o curso oferecerá formação equivalente à licenciatura, como explica a pedagoga Paula Francisca Silva, do Departamento de Ensino Superior da Pró-reitoria de Ensino e integrante da comissão criada para elaborar o curso.

A formação a ser ofertada pelo Instituto irá ao encontro de determinações impostas pela Resolução nº 06/2012, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que define diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio: até o ano de 2020, todos os docentes do ensino médio devem ter algum tipo de formação pedagógica. Segundo Paula, essa formação pode ser alcançada por meio de cursos de licenciatura, pós-graduação, programas de reconhecimento de saberes ou cursos especiais de formação pedagógica, a exemplo do que o IFNMG começa a estruturar.

A própria lei de criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Lei nº 11.892/2008) credencia os IFs para oferta desse tipo de curso, ao estabelecer que essas instituições devem destinar 20% de suas vagas para licenciaturas e programas especiais de formação pedagógica.

“Mais do que cumprindo exigências legais, estaremos oferecendo formação profissional e continuada e com foco voltado para o ensino profissional e tecnológico”, destaca a pedagoga.

Professores da área de didática e pedagogos do IFNMG serão os responsáveis por ministrar as disciplinas do curso aos docentes bacharéis e tecnológos. Uma porcentagem das vagas será destinada ao público externo.

Discussões paralelas

A Comissão do Curso de Formação Pedagógica está reunida na Reitoria desde ontem, dia 16, e os trabalhos seguem ao longo desta sexta-feira, 17. Paralelamente, acontece a reunião da Comissão do Plano de Permanência e Êxito, integrada por diretores de Ensino dos campi e da Reitoria e diretores de Pesquisa e Extensão da Reitoria.

O Comitê de Ensino (Coen), que também está reunido nestes dois dias, participa das duas discussões e tem ainda, como pautas, registro das atividades de ensino e relação aluno-professor (RAP).