Portal IFNMG - UAB Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

UAB - Universidade Aberta do Brasil

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 18h18 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 09h59

O que é Universidade Aberta do Brasil (UAB)?

O sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.

  

Objetivos e proposta:

Conforme o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006 o programa visa "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Assim, a UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as IPES e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.

 

Quais as normas que compõem a legislação atual de bolsas UAB?

  • Instrução Normativa nº 2, de 19 de abril de 2017.
  • Portaria CAPES nº 183 de 21 de outubro de 2016.
  • Portaria CAPES nº 15 de 23 de janeiro de 2017.
  • Portaria CAPES nº 139 de 13 de julho de 2017.
  • Portaria CAPES nº 153 de 12 de julho de 2018.

 

UAB no IFNMG:

Desde 2011 o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)  (Portaria CAPES nº 157 de 08/09/2011). Em 2014 a instituição inciou com a oferta do Curso de pós-graduação em Informática na Educação. Em 2016 o IFNMG foi credenciado para a oferta de cursos de graduação a distância (Portaria MEC nº 075, de 16 de fevereiro de 2016) e em 2017 inciou os cursos de Graduação em Pedagogia e Letras-Libras. Cursos que tem tido uma alta demanda na sociedade, tanto em nível regional, quanto a nacional. A expansão de cursos via UAB no IFNMG segue rumo ao processo de democratização do acesso ao ensino superior público e gratuito.

 Dessa forma, a parceria UAB, IFNMG e prefeituras se constitui em uma referência ímpar para o desenvolvimento local e regional e, sobretudo, na preparação de cidadãos para atuarem como verdadeiros agentes de mudanças nos campos da atividade produtiva, econômica, social, política e cultural. 

  

Polos UAB:

O IFNMG atua nos polos so Sistema UAB localizados nas regiões Central, Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

Para mais informações sobre os polos clique AQUI

 

Como proceder para retirar o comprovante de rendimentos dos valores recebidos referentes as bolsas UAB?

Anualmente é disponibilizado, para fins de ajuste da Declaração de Imposto de Renda, um extrato dos pagamentos realizados para o bolsista no ano anterior. Atualmente esse extrato é disponibilizado durante o período adequado pela Capes por meio do link http://informerendimentos.capes.gov.br/informerendimentos.   

 

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página